Rem Koolhaas e Eurolab lançam chamada de ideias para redesenhar a marca da União Europeia

O fundador do OMA, Rem Koolhaas, está trabalhando em parceria com Stephan Petermann e o artista Wolfgang Tillmans na chamada de ideias para o redesenho da marca da União Européia, justamente em um momento em que a UE sofre com a pressão da crescente onda de movimentos nacionalistas de extrema direita. Composta por um conjunto de artistas e especialistas em comunicação de toda a Europa, a equipe do "Eurolab" apresentará os primeiros resultados desta iniciativa no próximo Fórum da Cultura Européia no dia 3 de junho de 2018.

O Eurolab acredita que, embora a UE seja um projeto que visa a paz, a cooperação e a solidariedade, ela não é vista como uma organização positiva e progressista pela maioria dos cidadãos europeus. À medida que o apoio ao nacionalismo e à extrema-direita cresce em toda a Europa, o Eurolab tem a difícil tarefa de descobrir por que a ideia de uma Europa unificada está sendo ofuscada pelos movimentos separatistas. Mais além de identificar as questões que cercam este desdém pela UE, o Eurolab procura desenvolver uma nova linguagem de comunicação, perguntando-se “como a cooperação e a solidariedade entre as nações podem ser melhor expressas”.

Exposição "The Image of Europe" organizada pelo AMO em 2004. Imagem © OMA

Como parte deste trabalho, o Eurolab lançou uma convocatória para a apresentação ideias criativas para a marca da UE, seja através de design, fotos, poemas, palavras ou roteiros para filmes de curta-metragem. A chamada estará aberta até o dia 18 de abril.

Entendemos que a UE não é um consenso em toda a Europa, e que alguns dos problemas atuais são de sua própria responsabilidade. No entanto, estamos convencidos de que a Europa nunca esteve tão bem e que o Projeto Europeu deve ser protegido durante estes tempos instáveis.
- Wolfgang Tillmans, Rem Koolhaas e Stephan Petermannm, idealizadores do Eurolab

Os resultados da convocatória serão apresentados pelo Eurolab no dia 3 de junho de 2018 no De Balie, em Amsterdã. A apresentação fará parte do Fórum da Cultura Europeia, que é realizado a cada dois anos e explora questões relativas à arte e à cultura na Europa. Este ano o evento terá lugar na capital holandesa entre os dias 31 de maio e 3 de junho.

Mais detalhes sobre esta iniciativa do Eurolab, incluindo mais informações e o edital para a apresentação dos trabalhos, podem ser encontradas em seu site oficial aqui.

Via: The Forum on European Culture

Localização do Projeto

Endereço:Kleine-Gartmanplantsoen 10, 1017 RR Amsterdam, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Walsh, Niall. "Rem Koolhaas e Eurolab lançam chamada de ideias para redesenhar a marca da União Europeia" [Rem Koolhaas and Eurolab Call for Creative Ideas on How to Re-Brand the EU] 15 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892343/rem-koolhaas-e-eurolab-lancam-chamada-de-ideias-para-redesenhar-a-marca-da-uniao-europeia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.