- Área: 285 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Alda
-
Fabricantes: Granitos Quintana, Marmoles Guadalhorce, Top-Light
Sobre o lugar e a intervenção
Álora, com seu castelo e seu histórico bairro, é a proa da paisagem montanhosa da Serra del Hacho. O povoado é resultado de sucessivas histórias ao ritmo malaguenho que culminam no célebre castelo e sua aura peculiar. Como uma cidade rica em estímulos tangíveis e intangíveis, alguns quase perdidos, procurava renovar e embelezar tanto o modo de vida dos habitantes da cidade, como sua forma de ser descoberta pelos viajantes.
Por meio de um concurso de ideias, buscava-se a renovação da pavimentação, instalações urbanas e tudo o que contribuísse para fazer com que seus lugares recuperassem um novo vigor. Propusemos a intervenção denominada "Tapiz e: 1/1" que, em diálogo com a paisagem cultural de Álora, registraria sua energia. Uma espécie de mapa pétreo que ajuda a reconhecer, observar, descobrir, conhecer e experimentar a paisagem. A primeira fase da intervenção foi denominada "Praça das Almas e do Nazareno".
Praça das Almas e do Nazareno
A pequena praça, que ocupa o lugar de duas moradias, demolidas há algum tempo, é tanto um espaço de espera e descanso como a conexão entre a rua e a montanha das Torres. Foi nomeada de acordo com as imagens custodiadas na Capela do Castelo: a Virgem das Almas e Jesus Nazareno das Torres, que processionam na sexta-feira santa e se estabelecem frente à praça. Durante a Semana Santa, o espaço se torna uma tribuna.
O lugar, por meio de texturas, cores, aromas, textos e pavimentos, mostra seu passado doméstico, enfatiza seu presente e se oferece ao encontro de habitantes e viajantes. Nas paredes, textos pregam a eterna emoção do encontro dos tronos junto ao pilar da Almas, leve nascente que leva a água até a pedra. O desnível se torna degrau, banco, plataforma, acolhendo a sensação dos aromas da vegetação e, finalmente escada, um tapete flutuante que eleva-se até o mirante permitindo contemplar o vale do Guadalhorce.
Esperamos assim ter capturado uma parte da essência do rico legado da paisagem cultural da região.