- Área: 310 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jeremias Thomas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa BE está localizada numa área residencial do Tigre, em Buenos Aires.
O desejo desta família era compartilhar a casa com seus amigos e familiares. Buscavam viver numa casa que recebesse e "abraçasse" os convidados que chegam, mas ao mesmo tempo gerasse a privacidade necessária para o encontro.
A casa é dividida segundo seu programa (público, privado e serviços) em diferentes volumes que se diferenciam entre si por sua materialidade.
O volume de serviços é de cimento, mais duro e mais fechado, e se volta sobre o oeste protegendo a casa do horário mais complicado do sol e das vistas do vizinho.
O volume mais privado contém os dormitórios e é de madeira, mais cálido. É elevado para liberar o térreo e ao mesmo tempo buscar vistas e luz natural.
Por último, o espaço público e de encontro, está composto de pedra e vidro. O contraste entre estes materiais permite manusear a relação deste espaço com a rua, os vizinhos e jardim.
A relação e disposição entre estes volumes é o que gera o "abraço", a privacidade e o encontro.
O coração da casa é o espaço de estar-jantar. Este é o lugar onde se produz o encontro entre família e seus convidados. Um grande pé-direito duplo gera hierarquia e permite que o espaço incorpore as vistas e iluminação indireta desde o sul na parte superior.
Uma parede de pedra protege este espaço das vistas da rua. Por último, uma grande abertura de correr integra a galeria ao espaço interior do estar-jantar, gerando um único grande espaço de encontros onde o interior e exterior se misturam.