Juliana Borges e Djamila Ribeiro protagonizarão a noite de 26/04 no palco da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP, a SAAU'18, em João Pessoa. Ao lado de outros nomes de referência na militância feminista, a Deputada Estadual Estela Bezerra (PB) e a advogada Liana Cirne Lins (PE), ambas conduzirão uma discussão sobre as invisibilidades sociais no processo de produção da cidade contemporânea. A mediação do debate ficará a cargo da arquiteta, urbanista e atriz, Natália Sá (PB). Além disso, Juliana e Djamila farão o lançamento dos seus respectivos livros, “O que é encarceramento em massa?” e “O que é lugar de fala?”, ambos do Grupo Editorial Letramento e integrantes da coleção Feminismos Plurais.
O evento será realizado no Teatro de Arena do Espaço Cultural, a partir das 17h, com o lançamento dos livros, e seguirá a partir das 19h, com a mesa de debates. As atividades serão abertas ao público e contam com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da FUNESC, Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
_____
"Reconhecendo a importância do reconhecimento da multiplicidade de vozes, nasce a coleção Feminismos Plurais, parceria da Editora Letramento com o Justificando. Organizada pela Mestre em Filosofia Política e feminista negra, Djamila Ribeiro, a coleção visa abordar em uma série de pequenos livros diversos aspectos e perspectivas dos feminismos, tendo como pilar principal mulheres negras e indígenas e homens negros como sujeitos políticos. Comumente, esses sujeitos são tratados como implícitos ou relegados a condição de “mero recorte” dentro de uma história única e excludente. Feminismos Plurais segue a responsabilidade histórica de romper silêncios.
A coleção surge com dois títulos a serem lançados em setembro: “O que é lugar de fala?”, escrito por Djamila Ribeiro e “o que é encarceramento em massa?”, escrito por Juliana Borges, acadêmica na Área de Antroplogia e colunista do Justificando."
"A Coleção Feminismos Plurais, oportunamente inaugurada com o volume O que é lugar de fala, de autoria da organizadora do projeto, a Mestre em Filosofia Política e voz das mais assertivas e confiáveis dessa geração de intelectuais negras ativistas, Djamila Ribeiro, cai como uma luva ao elucidar um conceito tão importante quanto distorcido, uma vez que confronta a hegemonia discursiva, pautando a (re)ordenação histórica das narrativas a partir do locus social como elemento fundamental de veracidade dos problemas e existências, que antes eram contadas apenas pela ótica do elemento causante e mantenedor das desigualdades que precisamos erradicar: o topo da pirâmide social ou a pessoa branca (em especial o homem) cis heteronormativo e elitizado."
A SAAU’18 é um evento de cunho acadêmico, científico e cultural, promovido pelo corpo docente e discente do curso de Arquitetura e Urbanismo do IESP. Este ano, as atividades se articulam em quatro eixos temáticos: Arte, Corpo, Medo e Tempo. Serão abordadas discussões como a relação entre intervenções artísticas e as estruturas das cidades; a importância do lugar de fala na produção do espaço urbano a partir das questões de gênero, etnia e classe social; a cultura do medo atrelada às questões de segurança e violência urbana; e uma reflexão sobre o tempo e as interferências no patrimônio urbano que tensionam a produção da cidade.
Título
Djamila Ribeiro e Juliana Borges lançam livros da coleção Feminismos Plurais no dia 26/04, durante a SAAU'18, em João Pessoa.Tipo
Lançamento de Produto ou LivroWebsite
Organizadores
De
26 de Abril de 2018 05:00 PMAté
26 de Abril de 2018 10:00 PMOnde
Teatro de Arena, Espaço Cultural José Lins do Rêgo, João PessoaEndereço