- Área: 207 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:sgharquitectos, Nicolás Sánchez
-
Fabricantes: Rothoblaas, Ahosa, GLASSTECH, LP, Playgood, Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um bosque ao sul do Chile, um lugar onde a natureza transborda sua riqueza, onde seu denso bosque circundante e grandes rochas da última glaciação constituem uma paisagem única.
A residência foi disposta em um ponto complexo e crucial do bosque: um clarão para possibilitar uma boa insolação, sobre um rochedo para separar-se dos cursos de água e umidade e, por sua vez, ter as melhores vistas ao bosque, às montanhas e ao clarão do leste.
A residência foi desenhada sob um conceito de refúgio, ou seja, uma casa onde os lugares privados são de medidas justas e simples. Em vez disso, as áreas coletivas desfrutam de uma amplitude que permitem o esplendor da vida em família.
O refúgio foi projetado em forma de "Y" para captar da melhor maneira o sol e as vistas. Além disso, esses três eixos permitem que cada pessoa possa desfrutar de certos momentos de tranquilidade no seu dormitório e intensidade no centro. Assim, descansar e compartilhar as férias estão em um são equilíbrio.
A residência está estruturada nos três eixos do "Y": o eixo norte, correspondente ao setor dos proprietários da casa, o qual estará voltado ao bosque de carvalhos e ulmeiros. O eixo oeste, que corresponde ao setor de dormitórios dos filhos e convidados. O eixo leste relacionado ao espaço de estar e jantar que está voltado ao clarão do bosque e às imponentes montanhas. E, finalmente, no centro, no encontro de todos os eixos, uma grande e luminosa cozinha que congrega a vida em família.
Exteriormente, ela é acessada por uma passarela de aço inoxidável. O restante é o bosque tal qual sua essência, de modo a sentir a natureza em seu estado original.