-
Arquitetos: Perkins&Will
- Ano: 2013
-
Fotografias:Daniel Ducci
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em São Paulo, a Residência Cidade Jardim foi projetada pela Perkins+Will para oferecer perfeito equilíbrio entre natureza e arquitetura.
Construída em um terreno de quase 1200m² com significativa declividade, o projeto usa soluções comumente encontradas em casas de campo para criar um ponto de respiro e calmaria em meio ao caótico cenário urbano. A conexão entre os dois volumes da casa e o extenso jardim, são os destaques da concepção do design.
No térreo, o primeiro volume concentra as áreas comuns como sala de estar, cozinha, churrasqueira, piscina e jardim. Apoiado perpendicularmente no primeiro, o segundo volume abriga as áreas íntimas, como quartos e suítes.
A fachada do segundo volume é direcionada para o leste de forma a receber a luz do sol pela manhã, vital para o bem-estar e qualidade de vida dos moradores. Caracterizar essa fachada foi uma necessidade primordial. Os painéis em madeira que revestem o volume podem ser completamente abertos – possibilitando a conexão com os elementos naturais do exterior – ou completamente fechados, privilegiando a privacidade.
A privacidade, por sua vez, foi um ponto principal na organização do programa do térreo. As entradas de carros e convidados ficam no subsolo da casa, diretamente conectado com a rua. O térreo fica a aproximadamente 3 metros do nível da rua como estratégia para diminuir inconveniências como barulho e poluição, ou mesmo a necessidade de grandes muros de segurança, que confinariam o espaço.
Entrando na casa, os visitantes sobem uma escada que os leva à entrada principal no térreo, onde eles encontram não só a área de recepção de convidados, mas também a escada para o pavimento íntimo. A escada, inclusive, é um dos destaques do projeto, combinando estrutura metálica com degraus em madeira, acompanhados de uma parede de cobogós que permitem a entrada da luz natural.
O projeto usa materiais como madeira, concreto ripado, massa branca e pedra sabão para criar um ambiente quente e agradável, sem perder o visual sofisticado proposto pelas volumetrias.
O paisagismo, projetado por Gil Fialho, apresenta uma vegetação exuberante, com espécies locais, contribuindo diretamente para o principal objetivo: criar uma residência urbana com traços de casa de campo.