- Área: 2517 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Agnès Clotis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de ampliação do cemitério de Sablonceaux foi nossa primeira oportunidade de trabalhar dentro de um perímetro arquitetônico protegido. Uma maneira de reafirmar nosso ponto de vista sobre uma arquitetura de conjunto, capaz de surpreender enquanto é inserida com respeito ao seu contexto. Uma arquitetura que é emotiva, contida e expressiva.
O projeto está localizado aos pés da Abadia, constituindo uma continuação natural do antigo cemitério. Em uma suave inclinação para o rio, e estreita relação com o território, procura integrar-se suavemente no contexto sem mudar a topografia. O novo cemitério é lido como uma linha na paisagem, uma nova camada.
Os elementos construídos enfatizam a Abadia. O trabalho do concreto in loco é a conexão entre nossa ação e as pré-existências. Queremos estabelecer uma continuidade nos materiais, baseados em sua verdadeira expressividade. Buscar a pedra calcária, ali onde puderam ser extraídas as pedras da abadia, e utilizá-la de forma diferente como um material contemporâneo. Procurar referências na memória do lugar.
Essas paredes marcam a nova entrada e nos convidam a contemplar desde um novo ângulo o monumento. O percurso é definido ao redor dele, acentuado pelo terreno em inclinação. No interior, o columbário é erguido ocultando e revelando a parede existente em um jogo de profundidade e ritmo que enfatiza a pedra presente, o tempo que passa.
Uma plataforma elevada, como um promontório na paisagem, estabelece a transição entre o antigo cemitério e a extensão. Nela tem lugar o Jardim das Lembranças. Um lugar de contemplação singular, tido pela força expressiva dos muros de concreto. Um lugar privilegiado para contemplar a paisagem de fora, buscar um horizonte no vale do rio Charente, oferecendo-nos uma posição para refletir sobre os caminhos percorridos.