-
Arquitetos: Clive Wilkinson Architects, WRNS Studio
- Área: 17220 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Jeremy Bittermann
-
Fabricantes: AGA, Carlisle Wide Plank Floors, Crossville, Foundry Services & Supplies, Interface, SageGlass, Sika, Willis Construction
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o crescimento do Vale do Silício focado no desenvolvimento dos centros de inovação, caminháveis e interligados, o novo edifício do Intuit Marine Bay (MWB), continuação da ampliação do campus de Montain View, conforma um novo espaço de trabalho para a região. Surgindo como um antídoto aos campus que vêm surgindo pelo Vale, o projeto do novo edifício é centrado na escala humana, respeitoso com a dinâmica da cidade e com os espaços verdes e antecipa um desenvolvimento mais sustentável e engajado publicamente. A ideia é promover um espaço para a comunidade com um lugar de calor, escolha e conexão no aqui e agora.
Transformando a vida financeira das pessoas por mais de três décadas, as pessoas do Inuit sentem que fazem parte de algo vital. Em troca, a empresa quis honrar seus funcionários com novos espaços de trabalho que suportem esta cultura e a missão de empoderar a prosperidade pelo mundo. Como resposta a essa aspiração, o WRNS Studio e o Clive Wilkinson Architects trabalharam com uma equipe integrada para desenvolver um projeto em fases para dois novos edifícios de escritórios e dois novos estacionamentos. Estes projetos foram previstos em um masterplan em 2010 e representam as duas maiores adições ao campus do Intuit, originalmente desenvolvido nos anos 1980 como um estacionamento suburbano.
O projeto do MWB, com 17 200 m² distribuídos em quatro pavimentos, pode ser sintetizado como compacto, variado, conectado e flexível - uma estratégia que acompanha as especificações programáticas e as necessidades colaborativas dos funcionários da Intuit, reforçando os padrões do campus e criando interesse das pessoas de fora.
A planta é organizada a partir de pequenos núcleos com escala humana e conectada por um esquema de circulação. Cada escada e patamar ao longo do átrio se conecta diretamente a uma grande sala de estar multifuncional com espaço para trabalho em equipe. Além disso, ambientes mais íntimos como varandas e mobiliário individual oferecem uma gama de possibilidades de espaço de trabalho, encorajando os funcionários a se apropriarem do edifício. Essa variação de funcionalidade no perímetro do átrio ajuda a gerar uma sensação de atividade contínua durante o dia.
Projetado para responder ao clima de Mountain View, o MWB se conecta com a natureza e com a esfera pública. Terraços com vistas para a baía oferecem espaços de trabalho que misturam espaço interno e externo, os quais promovem a escolha e bem estar enquanto ajudam a costurar o campus. Com um pavimento térreo que emerge da paisagem como uma textura sólida combinado com níveis envidraçados que se somam aos terraços e outros pequenos elementos localizados em seu perímetro, o MWB cria uma fronteira dinâmica pelo campus. Futuramente, ele irá se juntar a outro edifício na segunda fase do projeto, criando um novo marco de entrada no campus.
Algumas estratégias de projeto garantem o selo LEED Platinum, melhorando sua eficiência energética. Estratégias como expandir o habitar natural, garantir boa qualidade dos ambientes internos, reduzir o consumo de água e a produção de resíduos e permitir a variabilidade do trânsito foram algumas dessas estratégias. Os terraços e coberturas verdes são parte de um plano paisagístico que incluem áreas de filtragem com wetlands e regiões com plantações naturais. Essa estratégia ajudam a sustentar as espécies locais, reduzindo a carga sobre a infra-estrutura.