-
Arquitetos: Masih Fazile ; Masih Fazile
- Área: 285 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Farshid Nasrabadi
-
Fabricantes: Alfam, KWC, Knauf, Travertine
Descrição enviada pela equipe de projeto. O atual crescimento populacional no Irã tem forçado às pessoas à subdividir seus tradicionais apartamentos residenciais criando ambientes cada vez menores. O resultado disso é que na maioria das vezes estes novos espaços carecem de iluminação e ventilação adequada. Tais condições afetam não apenas o humor das pessoas, mas também a maneira como elas interagem entre si.
Para o projeto de reforma desta pequena casa de 70 metros quadrados, ao invés de apenas dividi-la em ambientes menores, tentamos explorar ao máximo cada cômodo disponível, criando um espaço multifuncional, e além disso, com iluminação natural e ventilação adequada.
Considerando os limites do terreno e de gabarito, procurou-se organizar e integrar os espaços sem no entanto separá-los com barreiras físicas. Desta forma, através de uma conexão lógica entre os ambientes e mantendo uma certa hierarquia entre eles, acabamos por criar uma série de espaços flexíveis e multifuncionais.
Através desta estratégia foi possível transformar esta pequena casa em um conjunto de novos espaços aconchegantes e bem iluminados. A conexão entre os cômodos ocorre verticalmente através das escadas; portanto, a sensação de amplitude espacial é ainda maior enquanto nos deslocamos pela casa.
Praticamente eliminamos todos os espaços inacessíveis dentro da construção, criando uma série de novas descobertas e conexões que qualificaram a estrutura existente. Na verdade, toda a casa se transformou em uma escada contínua, onde em cada patamar se transforma em um ambiente. Esta série de desníveis proporcionam uma sensação de continuidade e tranquilidade.
Além disso, criamos jardins onde era impossível criar ambientes grandes o suficiente, de modo que trouxemos o pátio para dentro da casa, criando uma atmosfera mais alegre para seus moradores.
Nosso principal objetivo com este projeto foi criar um modelo de intervenção em estruturas existentes com áreas bastante limitadas, que não apenas seja uma moradia adequada, mas que possam também transformar a maneira como as pessoas se relacionam entre si.