- Área: 2000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: Ascensores Maldatec, Caldaia, Caros Divisores, Premoldeck, Simonelli
NOVOS COSTUMES. NOVOS PARADIGMAS.
“Não é a espécie mais forte, nem a mais inteligente, a que sobrevive, mas a que melhor se adapta às mudanças."
Charles Darwin
As mudanças nos costumes sociais e culturais repercutem de maneira direta na concepção dos espaços habitáveis. Tempo, cultura, identidade e sustentabilidade são temas da atualidade. Este edifício se propõe, em termos de arquitetura, a dar respostas a muitas destas inquietudes gerando espaços que ultrapassem as funções básicas propondo uma maneira contemporânea de habitar.
CONCEITO
3104FLATS é, antes de tudo, um produto em cuja concepção intervêm atores diversos. Um lote, um cliente, um usuário. O conceito geral do edifício é baseado na flexibilidade tipológica e a incorporação do verde como espaço habitável.
Tomando como premissa a liberação da frente e do fundo do terreno para a implantação de locais principais, se localiza o núcleo de circulação e as áreas úmidas na área central, permitindo criar um perímetro completamente livre.
Esta configuração, como um jogo de encaixes (tétris), habilita a articulação de células de um, dois, três e quatro ambientes. As expansões verdes, tanto públicas quanto privadas, incorporam o exterior como espaço vital. Desta maneira, se envolve a paisagem, da qual se apropria ao modificá-la.
CONFIGURAÇÃO E MATERIALIDADE
O edifício se desenvolve em 8 pavimentos. Cada um deles, conta com 2 unidades cujos estares sempre dão para a frente e dormitórios aos fundos, além de um corredor onde se localizam os serviços. Isto gera uma situação de passagem e ventilação cruzada.
O banheiro permite simultaneidade de usos. No terraço se localiza um setor verde com churrasqueira e horta comum. O térreo, à moda de um grande pátio de recepção, se abre de maneira franca para a cidade.
Em termos de materialidade, uma imagem forte de faixas de concreto, vidro e vegetação se destacam no perfil de uma cidade homogeneizada em superfícies de janelas e varandas.
Grandes faixas de janela se fundem com o exterior em um jogo de figura e fundo. Há um ritmo de sons e silenciosos protagonizados pela alternância das bandas opacas e transparentes. Uma malha metálica se transforma no cria do crescimento da trepadeira verde, encarregada de filtrar o sol do noroeste.
SÍNTESE. A UTOPIA DA CASA URBANA É POSSÍVEL.
"Mudar as respostas é evolução, mudar as perguntas é revolução."
Jorge Wagensberg.1948
Os processos criativos que encaram a problemática da residência urbana atual de forma integral, abrem um caminho para a reflexão sobre o habitar. Aqueles que habitam a cidade não buscam apenas espaços para viver, mas também para pertencer e criar uma identidade.
Este edifício, através de sua flexibilidade tipológica e da incorporação de temas sustentáveis, tem a capacidade de dar respostas aos diversos atores que fazem parte da configuração do cenário da cidade contemporânea. Um espaço onde se possa deter o vigor da vida atual. Um respiro para tomar chá sobre a relva desfrutando o perfil do tecido.