- Área: 1024 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Atika, Città Urbana, Primaterm, Qstone
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Jorge Matte se insere em um esforço de aproveitar pequenos terrenos residuais dentro do forte adensamento sofrido pela comuna de Providencia.
Quanto menor o tamanho do terreno, maior a possibilidade de uma melhor localização. O projeto se implanta estrategicamente na rua Jorge Matte, em pleno bairro Las Lilas. O terreno aproveitado é de uma única casa que ficou estancada entre dois edifícios já construídos.
Com um terreno estreito, de pouco mais de 16 metros de largura, se projeta este edifício de 5 pavimentos e apenas 8 apartamentos, mantendo a escala do bairro. Graças à sua esbeltez, o projeto propõe apartamentos duplex que aproveitam uma orientação dupla, às vezes tripla, favorecendo uma boa iluminação e ventilação cruzada.
No primeiro pavimento está o acesso e o estacionamento. No segundo há o acesso a 4 duplex localizados nele e no terceiro, que contam com descidas a pátios no primeiro pavimento. No quinto andar está o acesso a 4 duplex superiores localizados nos pavimentos 4 e 5, que possuem um terraço panorâmico na cobertura.
A baixa densidade do projeto, junto aos espaços de recreação externos, seja o pátio jardim ou o terraço panorâmico, resgatam o melhor de uma casa ou um condomínio. O caráter único do edifício resgata a segurança e praticidade de um apartamento. Assim, o projeto funciona como um híbrido entre a vida da casa com a vida de apartamento.
Os duplex contam com um nível de acesso de caráter mais público, formado por uma planta livre com estar, sala de jantar e cozinha. Este pavimento se relaciona diretamente com o pátio jardim ou terraço panorâmico, de acordo com o apartamento e, por outro lado, o pavimento mais privado contém os dormitórios.
A geometria do edifício é proposta de forma simples, dando conta da lógica por trás do desenho dos apartamentos sem perder um caráter único. O volume principal, branco, contém o programa público dos apartamentos e as circulações comuns, escavadas no mesmo. Este se apoia sobre um embasamento cinza grafite, que contém os estacionamentos e funciona como apoio dos pátios, contendo suas escadas.
Nos pavimentos 3 e 4 sobressai o volume secundário, cinza, que contém o programa privado dos apartamentos. O volume principal se escava na fachada para dar espaço às varandas dos apartamentos, gerando uma grande moldura que as ordena e um plano de fundo que se articula com o embasamento. Um peitoril recuado na cobertura contém os terraço panorâmicos e se constrói no coroamento do edifício.