- Área: 2200 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Gerard van Beek
-
Fabricantes: Aberson, CDM, Harry van Interieurbouw, TSV
Descrição enviada pela equipe de projeto. No - renovado, extenso e à prova de abalos sísmicos - Conservatório Prince Claus todos os cursos unem-se sob um único teto: o departamento de Jazz e o de Música Clássica. BDG Architects transformaram o antigo edifício em uma visível escola que, ao mesmo tempo, mostra os shows internacionais e o caloroso coração do conservatório.
No nível da rua, relevos clássicos foram desenhados para referenciar as edificações que ali existiam. A fachada moderna acima, com tons amarelo dourado, confere ao edifício, literal e figurativamente, um eixo dourado. O vidro é usado em abundância, mostrando à cidade o que está acontecendo dentro do edifício.
Parece quase impossível desenhar um edifício que ao mesmo tempo possui condições acústicas e é resistente a terremotos. Volume massivos são necessários para o isolamento acústico entre as salas, enquanto os edifícios resistentes a terremotos requerem construções flexíveis. BDG Architects projetou uma construção sísmica com pisos e paredes de suporte, que são capazes de se mover durante um terremoto. As duas salas de concerto, as salas de aula e o café foram construídos seguindo uma construção rígida. Essas salas são colocadas como caixas soltas no chão com molas de borracha e embaladas em espessas camadas de material isolante. Como as paredes dessas salas são relativamente leves e não tocam a 'construção sísmica' em nenhum lugar, o conservatório é resistente a terremotos e, ao mesmo tempo, obtém qualidade acústica.
A impressionante fachada de pedra também trouxe um desafio. Como você criaria um desenho na fachada com esse material que também resiste a um terremoto? Nos resolvemos esse desafio fixando as pedras em elementos de concreto. E esses elementos, por sua vez, foram conectados à própria construção. Essa solução faz com que a fachada se torne menos vulnerável. No início de janeiro de 2018, Groningen sofreu um abalo sísmico. Dessa forma, imediatamente após a finalização da construção, nós podemos determinar o bom funcionamento da estrutura. Jack Siahaya, diretor da escola afirmou: "Nós podíamos sentir claramente os tremores aqui e imediatamente procuramos rachaduras nas paredes e no chão, checando os vidros duplos. Mas tudo estava como deveria estar, felizmente!"