- Área: 330 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: EQUITONE, B&B Italia, BRUMA, MARAZZI
É situado numa zona calma no planalto da costa Algarvia, com uma maravilhosa vista sobre o oceano, que se situa a Villa GK. Pensado para tirar partido dos benefícios de viver na costa e no bem conhecido clima português, a Villa GK, é um edifício térreo que tem na sua génese uma análise bioclimática e sustentável, lado a lado com um design contemporâneo elegante e sofisticado.
Este edifício de 163,02m2 de implantação é mais compacto a norte e mais aberto e a sul, onde se localiza a zona de convívio. Esta zona de estar fica, portanto, protegida a norte por dois quartos duplos que funcionam como uma barreira térmica posicionada de forma perspicaz. Para além disso, esta disposição possibilita que um dos quartos se torne independente trazendo flexibilidade de usos no futuro.
Da análise preliminar também foi possível trabalhar com a luz solar e o vento para otimizar a climatização passiva e luz natural graças aos amplos envidraçados que oferecem esta zona de convívio o enquadramento da paisagem que é de cortar a respiração, com a piscina, o jardim e o oceano que as vezes se confunde com o céu.
Por outro lado, as estratégias de sombreamento, também elas sabiamente posicionadas, não só controlam a insolação como também garantem a privacidade dos quartos, dando, em última instância, uma interessante individualidade ao edifício. No exterior é ainda possível subir umas escadas metálicas até à cobertura e alcançar uma perspectiva superior da paisagem.
A técnica de construção é uma importante característica, tem em vista o controlo dos ganhos e perdas de energia. As paredes são feitas em tijolo térmico “Tabicesa” a par com isolamento térmico de alto desempenho (pelo exterior) e janelas em vidro triplo. Os rebocos são em taipa resultando numa boa qualidade do ar interior.
Foram também utilizadas fontes de energia renováveis nesta forma de pensar a arquitetura, onde o aquecimento e arrefecimento dão-se graças à bomba movida a energia geotérmica e também é utilizado um sistema de reutilização de águas limpas. Todos estes diálogos entre a vida rural e o design contemporâneo proporcionam a uma atmosfera inegavelmente prazerosa a este tão pacífico retiro.