- Área: 700 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Cement Design, Crisell, SIMES
Descrição enviada pela equipe de projeto. Reforma do interior da Casa Arimón de Sabadell, para Plàcid Garcia-Planas. Foi dada especial ênfase no restauro das diversas camadas de história da casa e na integração do conforto.
O cliente escreve:
A arquitetura é, essencialmente, a busca pela luz. E isso é o que fez o arquiteto Marc García-Durán na reforma da antiga casa de minha família.
A casa foi construída pelo arquiteto, urbanista e matemático Josep Oriol i Bernadet em 1858. Foi completamente reformada ao estilo modernista por Josep Renom i Costa em 1911 e parcialmente reformada por Santiago Casulleras i Forteza em 1945. Em 2008 Marta Domenec e Núria Bartomeu projetaram o corrimão da escada principal.
Em um espetacular diálogo com os arquitetos que o precederam, Marc García-Durán cortou paredes em linhas e expôs as estruturas da escada, não para criar espaços novos nem redescobrir espaços antigos, mas para criar redescobrindo. Para diluir os ponteiros do relógio. Buscar, definitivamente, a luz.
O arquiteto não só dialogou com o tempo, mas também com o espaço: com a fábrica que há junto à casa, com a tradição têxtil da família, transformando a lã em vidros de chuveiro e as antigas caixas de fio em armários.
O exterior da casa é tombado como bem patrimonial. Não tenho nenhuma dúvida de que, depois da intervenção de Marc García-Durán, um dia o interior também será tombado.