- Área: 1405 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alberto Plácido
-
Fabricantes: 2tec2, Banema
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Penafiel, o Cinemax pretendia uma reabilitação profunda relativamente ao ambiente proporcionado aos seus utilizadores, adicionando ainda um restaurante ao programa.
O espaço dispõe de três pisos e toma o contacto com a via publica no seu piso mais elevado, um espaço amplo que alberga a bilheteira e o restaurante panorâmico “Sem Reserva”. O piso intermédio dá corpo ao programa e contém três salas de cinema. O piso inferior destina-se a um espaço infantil para festas de aniversário tendo como tema focal o mundo da sétima arte.
O conceito da intervenção nasce da discussão conjunta com o cliente no que respeita à atmosfera pretendida: um ambiente tão jovem e dinâmico como sóbrio e consensual. Com base neste pressuposto, acrescemos os dois critérios cinematográficos fundamentais; som e luz: uma insonorização elevada, bem como um tratamento particular no que respeita a iluminação artificial. Surge assim uma composição de caixas de dimensões variadas, onde a combinação de peças se conjuga com um ripado retro iluminado de componente acústica que recria a sequência de “frames” que compõem a pelicula.
No que respeita à materialidade da intervenção, por forma a ir de encontro ao orçamento pretendido, optou-se por caixas em MDF (Medium- Density Fibreboard) lacado, sendo o seu interstício marcado por alhetas e ripado em OSB (Oriented Strand Board). Os filmes em exibição promovem a restante animação do espaço.