- Área: 235 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:HoangLe Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas urbanas comumente enfrentam desafios que envolvem, especialmente, permeabilidade visual, afetando a privacidade dos moradores. Adequações no projeto levam a aberturas com persianas ou janelas que não abrem, elementos que servem para auxiliar na privacidade dos moradores.
Uma casa, portanto, necessita de uma solução que maximize a privacidade de seu dono, sem comprometer sua permeabilidade visual e a espacial.
A casa é quase geminada, uma vez que a distância até seu vizinho é de 3 metros, o que faz com que as janelas das duas casas se abram uma para a outra, resultando em uma 'abertura morta' - uma janela que não funcional que permanece com a cortina fechada para resguardar a intimidade do morador. Essa configuração resulta em uma casa com aberturas somente em dois lados, olhando para trás e para frente.
A solução aplicada no projeto teve base em nossas observações. Pensamos que seria necessário criar mais do que dois sentidos de vista. Primeiramente um espaço no centro da casa é retirado e solto do restante do volume, criando um pátio interno para onde se voltam as aberturas dos quartos, provendo luz e ventilação natural, além de privacidade.
Em um segundo momento, um segundo vazio é criado para a convecção e ventilação de toda a casa, bem como o fornecimento de luz natural para o sistema de sanitários. Como é comum nos projetos do AHL,para além do estudo da localidade e tamanho das aberturas, está o estudo também da luz nos materiais escolhidos: concreto, aço e madeira.
A Casa HP6 não é diferente de seu contexto urbano, porém, traz um diferencial na rotina do morador ao ter cuidado com sua privacidade e bem- estar.