Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

VI Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste

Guardar

AS DIVERSAS FACES DO ARQUITETO: caminhos e desafios da profissão

Que tipo de arquiteto você quer ser? Essa é uma dúvida que surge diversas vezes durante a formação acadêmica do aluno de Arquitetura e Urbanismo. Concluir essa formação é um processo longo e árduo e que gera muitas incertezas sobre assumir ou não a decisão de trabalhar com projetos de arquitetura. Apesar disto, o resultado é muito gratificante, e ter em mãos um diploma proveniente de uma educação tão ampla e diversa gera uma enorme discussão sobre qual caminho seguir dentro da profissão.

Segundo o Conselho Nacional de Educação, responsável por instituir as diretrizes curriculares do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, os arquitetos e urbanistas devem receber uma formação para serem profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e a comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

Como visto, a carreira de um arquiteto não se limita no desenhar paredes, ao contrário do que muita gente pensa, ela ultrapassa todas as concepções formadas, podendo ser interdisciplinar e interligada com outras vocações, como o trabalho social, a pesquisa e o meio ambiente, oferecendo possibilidades de atuação infinitas. Cabe somente a nós traçar esse caminho, identificar competências e preferências, do pessoal ao profissional, e assumir nossa postura ética diante da sociedade. Como disse o educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Com isso, a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente - FEPP em conjunto com o Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo - CACAU, promove, nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2018 a VI Jornada de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste, onde serão propostas discussões acerca das atribuições competentes a nós como arquitetos e urbanistas e em como traduzi-las na nossa atuação quanto profissionais de mercado.

Com o tema do evento intitulado “AS DIVERSAS FACES DO ARQUITETO: caminhos e desafios da profissão”, nosso objetivo, ao longo do evento, é apresentar, analisar e discutir as diversas faces da arquitetura, promovendo o desenvolvimento de suas relações desde a jornada acadêmica.

PROGRAMAÇÃO

O evento contará com 7 palestras, que incluem arquitetos e urbanistas donos de escritórios conhecidos e professores renomados. Entre eles:

Maíra Acayaba
SIAA
Arquitetas Invisíveis
Estúdio BRA
Lab For Architectural Singularity
Estúdio Artigas

Além da exibição do documentário "Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz" seguido de um bate-papo com o arquiteto Marco Artigas.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "VI Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da Unoeste" 01 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado 20 Jan 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/893576/vi-jornada-academica-de-arquitetura-e-urbanismo-da-unoeste> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.