- Área: 175 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Gabriel Monteleone
-
Fabricantes: Aceralma, Baremes, Hierros Nacho, JM Aberturas, Piedras Lujan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto para uma casa de final de semana com poucos metros quadrados para uma família composta por quatro pessoas. O terreno se localiza em uma ilha do Rio Tigre e possui características singulares: é muito baixo e a única forma de se acessar é através do rio.
O delta é um lugar único, natural, mutável. Os ventos e as marés fazem com que as águas do Rio da Prata entrem no Delta diariamente, variando seus níveis. Estas situações mudam a paisagem constantemente, várias vezes por ano o delta fica submerso, o que faz com que a casa deva poder se transformar em uma ilha habitável.
A casa deveria enfrentar todos esses obstáculos gerando um projeto para uma obra de baixa manutenção devido a sua localização.
Era necessário encontrar uma ideia que resolvesse tudo e que, além disso, se relacionasse com a paisagem, já que todos esses pontos eram de vital importância, tanto para o cliente, quanto para a prosperidade da casa.
Em termos de materiais, a casa se compõe por três elementos: concreto, vidro e madeira. Trata-se de uma caixa de concreto apoiada transversalmente sobre outra mais transparente às quais se aplicam operações geométricas como adornos e perfurações que definem os diversos ambientes, mas sempre são dois volumes claramente distinguíveis, setorizados segundo a necessidade das pessoas que ocupam.
No volume superior encontram-se os dormitórios, sendo um mirante para o rio. Além disso tem uma expansão verde no que seria a cobertura do volume inferior que, por sua vez, funciona como isolante térmico sobre a sala de estar. O volume inferior, mais transparente, tem maior relação com o entorno, o trabalho em marcenaria corrediça do estar se abre totalmente, permitindo que os suaves ventos refresquem o ambiente naturalmente durante o verão.
Um píer conecta a água com a terra firme, chegando à casa pelo local onde a marcenaria corre diagonalmente, gerando um espaço semi-coberto que continua o estar, e a partir do qual se acessa os outros ambientes da residência.