- Área: 52341 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Jinrong Huang
Descrição enviada pela equipe de projeto. No amanhecer na Balsa de Qinhuangdao, norte de Xangai, a rotina começa cedo. O lugar, que anteriormente funcionava um porto comercial, hoje guarda relíquias daquele tempo, como o antigo estaleiro, o armazém, as docas, entre outros.
O edifício C&D esta localizado ao norte da rota de Qinhuangdao. O distrito empresarial Lujiazul se localiza no lado oposto do rio. A ambição e a prudência, o avanço e o equilíbrio de uma cidade estão em margens opostas, lado a lado.
Abordagem Arquitetônica
A prática da navegação é parte importante da história de Shanghai. A rota de Qinhuangdao carrega essa história e continua até hoje conectando seu entorno.
Partindo da cultura das docas no Edifício C&D de Xangai, extraímos o elemento recipiente como a intenção arquitetônica, que respeita e responde às antigas relíquias do local e também implica no momento ativo de ascensão.
A sobreposição de massas e a projeção com 9 metros destacam o aspecto industrial desta arquitetura. A irregularidade reforça a ideia de um grande volume, e cria uma dispersão da vista do espaço interno.
O projeto apresenta três átrios com pé-direito de 5 pavimentos na área dos escritórios, formando uma transição natural do espaço interno ao espaço externo. Dessa área é possível ver o skyline dos edifícios mais a sul e perceber a co-existência do velho e do novo no distrito de Yangpu.
Espaço e Fluxo
O edifício C&D está localizado na saída da estação de metro Rua Yangshupu. Os meios de transporte coletivo modernos, como o metrô e o ônibus, conectam as rotas importantes das duas margens do rio com o restante da cidade. Uma vez que o projeto está implantado próximo a uma estação de metrô, e considerando as dificuldades existentes no sistema de transporte, nós resolvemos a dinâmica interna a partir da organização lógica do fluxo por linhas de orientação.
O embasamento com altura de três pavimentos se prolonga por cima da passagem do metrô. As restrições tornaram o processo de construção mais difícil, para garantir uma construção segura e ordenada, tentamos otimizar o espaço, recuando 10 metros. Prevê-se um corredor de ônibus que irá aliviar a tensão de tentar organizar o fluxo de carros e pedestres. A escolha por uma cobertura de vidro faz do edifício e do ponto de ônibus uma unidade.
Uma vez definida a dinâmica dos transportes surgem duas rotas que levam até o edifício. O metrô, a balsa e o ônibus se encontram, fazendo do edifício C&D um importante nó de transportes para essa área. Ao mesmo tempo, tentamos ao máximo considerar o conforto do pedestre, o que resultou da independência das funções arquitetônicas, da abundância de espaço e na valorização da riqueza industrial.
Fachada e Materialidade
Para garantir a transparência do átrio e a simplicidade da arquitetura, uma parede de vidro estruturada por cabos de aço foi adotada na fachada norte do edifício. O cabo é usado para consolidar o vidro, ao mesmo tempo que ajudam a reforçar os elementos lineares da fachada, os quais dão expressão à forma sólida. As linhas transversais ajudam a dissipar a tensão da dimensão, enquanto que as linhas verticais enfatizam a retidão do edifício. Essa variação das linhas formam a identidade do Edifício da C&D.
A escolha pelo vidro com baixa reflectividade reduz a poluição visual causada pelas luzes da cidade, fazendo com que o edifício se acomode no bairro de forma mais modesta.
Espaço e Tempo
Encarando a oportunidade do desenvolvimento urbano, o gad arquitects esperam ter lidado com a relação entre a arquitetura e seu meio, de forma tolerante e racional. O objetivo era reiterar a coexistência e a co-dependência do espaço e do tempo, conectando o passado e o futuro.