-
Arquitetos: Santos Bolívar
- Área: 75 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Miguel Ángel Mayoral Rodríguez
-
Fabricantes: Home Depot, La casa del acero, Madereria los Olivos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto localizado no noroeste do México, no Valle de Guadalupe, com um importante crescimento e desenvolvimento na indústria vinícola.
De acordo com um plano diretor estabelecido em 2013, antes de começar a intervenção na propriedade, primeiro desenvolveu-se como uma primeira etapa a cervejaria chamada Media Perra, construída em 2014. Como segunda etapa, consideramos projetar e construir a nova casa de nosso cliente "Casa Media Perra".
Para o desenvolvimento do projeto, nos foi apresentado um terreno com elementos naturais muito particulares, uma topografia acidentada com mudanças de nível muito pronunciadas. Uma rocha de grande escala como participante de uma análise de possibilidades, com a intenção de torná-la versátil com a nossa proposta.
Adaptação e conexão com o contexto foram conceitos que nos levaram a decidir que a rocha carregava um sentimento de pertencimento ao lugar e que o novo lar deveria se relacionar e interagir com ela.
Conectando o habitat natural criando uma ponte (através da rocha) e gerando um diálogo entre ambos, foi assim que nossas escadas do acesso principal para a casa e uma parte de nossas fundações foram assentadas na própria pedra.
Elevamos o piso da casa por meio de pilares de madeira e aço, com a firme ideia de deixar um térreo mais permeável que não tenha grande impacto na natureza do terreno e utilizar o piso inferior como anfiteatro ao ar livre para reuniões e eventos em família.
Queríamos conseguir com isso uma sequência e um ritmo vertical que fosse uma reinterpretação da pele exterior do sua antecessora e agora parte do seu contexto, a cervejaria "Media Perra"
A residência tem apenas 75m2, espaço ideal para as necessidades do nosso cliente. Um dormitório principal, banheiro, closet, sala, cozinha, despensa e um mezanino para os hóspedes. As principais vistas para a paisagem estão concentradas nas áreas do dormitório principal, sala e mezanino
A orientação da residência, o manuseio de luz natural e materiais como madeira e palha, no isolamento térmico dentro das paredes, além da aplicação de uma tinta proveniente da terra, são elementos participantes da composição da casa e um ponto de convergência entre o habitar e a natureza.