- Área: 550 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Luis Gordoa
-
Fabricantes: Hunter Douglas, CASTEL, Cemex, Grupo Arca, PRODUCTOS CRISTALUM, RML: LIGHTING DESIGN
Descrição enviada pela equipe de projeto. As colinas a oeste do Vale de México costumavam ser tranquilas colônias e pouco densas. Hoje em dia, no entanto, abrigam grandes edificações e os lotes estão repletos de casas. Porém, ainda persistem vestígios da paisagem arborizada.
O projeto trata-se da renovação de uma casa que está localizada neste contexto, onde há topografias acidentadas e limites construídos. A antiga residência possuía dois níveis e uma fachada fechada de frente para a rua, onde há luz e vista para as colinas circundantes. O projeto abre esta fachada estrategicamente para o céu e colinas para integrar o que resta da paisagem natural com o interior.
Persianas de alumínio foram usadas no exterior para controlar a incidência solar, além de conferir privacidade e segurança em uma área que pode ser vulnerável a roubos. Um terceiro pavimento foi feito para estender o programa arquitetônico, criando um dormitório principal com banheiro e closet. Para este propósito, foi projetada uma cobertura leve que flutua nas paredes existentes.
A antiga fachada e as suas adições foram cobertas com uma camada de concreto branco de 6 cm de espessura moldada no lugar e fixada com chapas corrugadas que foram utilizadas no telhado, conferindo escala e textura. As marcas das chapas são impregnadas nas fachadas para que tudo faça parte de um conjunto e dissolva o existente do novo. Para atingir a extensão do terceiro pavimento, uma cúpula existente é transformada em uma escadaria suspensa na cobertura, refletindo a luz de diferentes maneiras ao longo do dia e exaltando a experiência de circular verticalmente pela casa. No térreo foram feitas extensões para abrigar um bar, uma sala de TV e terraços. O cliente solicitou um aquário, que foi integrado no coração da casa como se sempre estivesse ali.