- Área: 915 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Lorena Darquea
-
Fabricantes: Canteras San Andrés, Construlita, PISOS FORTE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rancho San Francisco forma parte de um projeto integral para uma comunidade de propriedades unifamiliares segmentadas em lotes que compartilham áreas comuns fortalecendo o sentido de coletividade.
Foram propostos espaços de reunião para a comunidade e áreas destinadas ao cuidado de cavalos e equitação. Com isso em mente idealizou-se um pátio central onde coexistem os dois propósitos.
Todo o desenvolvimento do conjunto gira em torno do pátio central que gera um espaço adicional podendo funcionar para qualquer atividade. Nele existe uma grande quantidade de carvalhos que embelezam a paisagem à medida que crescem.
O trabalho de identidade do edifício foi feito em torno de uma pedra de origem vulcânica que foi cortada e moldada especificamente para esse propósito cirando assim tons neutros que contrastam com a madeira. Utilizou-se a madeira de pinos já que é muito abundante ao sul do estado de Jalisco onde está localizado o terreno. Coroando essa combinação entre pedra e madeira estão as coberturas que criam um ar de espaço estrangeiro.
A intenção formal foi conferir uma identidade específica, única e com força aos equipamentos do Rancho San Francisco, gerando um elemento comum e aglutinante que fortalece o sentido de pertencimento.
A disposição das baias para os cavalos forma um volume em duas direções e são vistas desde o exterior. Essa vista outorga solidez e sobriedade ao conjunto, deixando espaço para a imaginação sobre o que ocorre no seu interior. O restante do programa é complementado por áreas fechadas e abertas para reuniões entre os proprietários além de serviços específicos.
Todas essas áreas estão orientadas ao norte para os equipamentos exteriores relacionados ao trato dos cavalos, como currais. As fortes chuvas foram um tema a ser considerado no momento de realizar o paisagismo, por isso, desenhou-se uma espécie de caminho d'água que margeia o conjunto e regula a afluência.