-
Arquitetos: BINA, Besian Mehmeti Architects, qb Arkitektura; BINA, Besian Mehmeti Architects, qb Arkitektura
- Área: 9500 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rilind Hoxha, Betim Berisha
-
Fabricantes: AKE Asansör Sistemleri, GES (German Electro-Mechatronic Systems), Konstantin Grcic
Contexto Urbano
Este projeto representa um fragmento da proposta ganhadora do concurso da Praça Skanderbeg em Skopje, na Macedônia. A primeira e a segunda fase já estão concluídas e a terceira está em curso.
O objetivo principal deste projeto é integrar a área acima do boulevard como uma extensão de espaços públicos, isto é, sua expansão qualitativa e quantitativa. Dessa forma a Praça Skanderbeg se tornou parte de algumas praças temáticas interligadas pelos eixos principais da cidade, saindo da Praça Macedônia e se estendendo até a Ponte Stone e chegando no histórico Old Bazaar.
Abordagem Arquitetônica
O palco da praça é destinado exclusivamente a eventos públicos. Sua implantação permite o fluxo desimpedido que vem do boulevard, pessoas que vêm do centro histórico até a cidade moderna e vice e versa. Além disso, sua existência intensifica as vistas ao entorno existente e suas referências. O espaço apresenta um palco flutuante que ao mesmo tempo encoraja a intimidade do indivíduo, e desperta a coletividade de vários eventos públicos. Essa ideia decorre da natureza deste espaço- o protótipo de um espaço público versos um espaço público limpo, e elegante. A Praça é um local com bastante identidade, e portanto não é tida como uma praça convencional. É esse tipo de distinção que enriquece a vida pública da cidade de Skopje.
Materialidade
O espaço é definido pela sinceridade de cada material. Os recursos estão organizados conforme sua pigmentação, criando uma especie de colagem dos vários espaços integrados. Os elementos estruturais estão em sua forma básica. A presença de vegetação e da água valoriza a atmosfera do espaço. Certas superfícies dos materiais são deixadas para intervenções de artistas, como por exemplo o mosaico nas paredes de concreto que se voltam para a estátua.
A Praça Skanderbeg já é um símbolo de liberdade. É um espaço aberto no qual as pessoas podem se reunir tanto para conversar quanto para protestar. É um espaço para organizar os eventos culturais e manifestações, concertos, performances, desfiles, festivais e etc. Um espaço em constante transformação, respondendo sempre às necessidades dos usuários.