-
Arquitetos: Humberto Hermeto Arquitetura, TETRO Arquitetura
- Área: 680 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Gustavo Xavier
-
Fabricantes: Bacia Viva, Nacional Esquadrias, Polpiso BH, Vale
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado de Minas gerais. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital, além de habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.
O Parque está situado numa zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica, rico em campos ferruginosos, que são muito raros, sendo encontrado apenas no quadrilátero ferrífero e em Carajás.
Portanto o Edifício foi concebido como objeto pousado levemente sobre o sítio do Rola Moça, interferindo minimamente na topografia do terreno e preservando a vegetação local.
Essa leveza na implantação e a extrema horizontalidade de sua forma tornam sua presença marcante na paisagem.
Um marco arquitetônico para a entrada do parque, para que os visitantes o reconheçam como seu centro de apoio, um lugar de descanso, para refeições rápidas, contemplação das exposições e da natureza em si, e também um excelente lugar para vislumbre astronômico.
O edifício conta com uma recepção, um salão de exposições, uma sala multiuso (miniauditório), lanchonete, sanitários e um cinema a céu aberto, onde poderão ser realizadas aulas didáticas, palestras e exibição de vídeos, contribuindo assim para a educação da população e conscientização dos usuários do parque. A lanchonete tem aberturas para dentro e para fora da edificação, permitindo o funcionamento mesmo quando o museu principal estiver fechado.
Os materiais construtivos escolhidos procuram fazer referência ao local em que se insere o edifício através de sua cor marrom escuro, fazendo referência ao solo de canga existente composta em grande parte por minério de ferro.