- Área: 47 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
-
Fabricantes: Cosentino, Casa Franceza, Estúdio Carvão, Multiforma, Móveis Aeme, Reka Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Copan, projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1966, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento situado no bloco D do edifício se encontrava em boas condições, em grande parte mantendo os elementos originais da construção. Portanto a solicitação dos proprietários foi uma reforma pontual das áreas molhadas, sem intervir nas áreas de dormitório e sala de estar.
Apesar de ser uma das tipologias que possuem abertura para as duas fachadas, a planta original deixava visível a hierarquia entre frente / área social e fundos / área de serviços. O projeto de reforma buscou desmontar essa hierarquia, transformando essa área de serviços, uma varanda com enorme potencial porém pouco utilizada, em um ambiente protagonista do apartamento.
Ao eliminar a dependência de empregada, o banheiro principal e a área de serviços foram reposicionados, criando uma nova passagem dos dormitórios para a varanda. O banheiro, antes sem ventilação e iluminação natural, foi reconfigurado de modo a garantir o máximo de conforto, com o uso de vidro translúcido como principal vedação para o ambiente. O piso de granilite rosa claro, que remete a cor do revestimento original, segue até o ambiente externo, onde ganha uma tonalidade mais escura.
Antes com acesso restrito somente pela cozinha, agora todos os ambientes têm acesso facilitado à nova varanda através dos caixilhos piso-teto de madeira e vidro, trazendo um novo significado para essa divisão existente com as áreas internas do apartamento. As tonalidades do granilite, o uso da madeira e as cores dos mobiliários são todos artifícios para alegrar e passar uma sensação de calor aos ambientes.