- Área: 1230 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ziling Wang, Dan Han
Descrição enviada pela equipe de projeto. O povoado de Xing está localizado no nível central do rio Songyin. A região é importante para o cultivo de cana-de-açúcar e produção de açúcar mascavo, que também é a principal fonte de renda local.
O novo edifício da comunidade está localizado na periferia da vila, na transição para os campos usados para a agricultura, e substitui as salas de trabalho privadas, que não satisfazem mais os requisitos técnicos. Consiste em vários elementos de construção, que acomodam diferentes funções e estão conectados uns aos outros. O térreo, completamente transparente, liga as zonas de trabalho aos campos e à estrutura vizinha da aldeia.
A sala principal com os fornos é, no entanto, usada ativamente para a produção de açúcar apenas nos três meses de inverno entre outubro e dezembro. Era, portanto, importante projetar o edifício de tal forma que a comunidade da aldeia pudesse usá-la para outras atividades. Os habitantes mais velhos se encontram durante o dia para tomar chá, durante a noite filmes são exibidos ou teatros com marionetes locais são realizados. O edifício deu origem a uma nova vida sociocultural, que ajuda a definir novamente sua identidade.
A transparência entre os diferentes elementos do projeto e a visão desobstruída dos processos envolvidos na produção de açúcar mascavo também fazem do edifício uma atração para os visitantes. A reduzida materialidade de tijolos, aço, vidro e chapas de metal corrugado cria uma sala de trabalho que leva em consideração as preocupações culturais da comunidade da aldeia.
Como uma expressão da produção contemporânea e como um local de encontro social e espaço cultural, a arquitetura molda a sociabilidade na aldeia de forma sustentável, além dos conceitos tradicionais.