-
Arquitetos: CDM Casas de México, Javier Dueñas
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Hansgrohe, Ducasse Industrial, Euro Vent, Ventor, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é a interpretação de um lar de idosos dentro da cidade, que funciona como um abrigo do cotidiano.
O conceito é baseado em casas tradicionais mexicanas onde um pátio central cumpre a função de um jardim interior, um foyer e um núcleo circulatório em torno do qual o programa é desenvolvido e vivido.
Esquematicamente, a planta é organizada em um quadrado com um eixo visual e central consolidado através do pátio, que, por sua vez, comunica e separa as áreas privadas das áreas sociais, permitindo uma interação perfeita entre o interior e o exterior.
O layout espacial enfatiza o papel dos enquadramentos visuais e diferentes alturas de teto preenchidas com cores quentes; O objetivo era alcançar diversas sensações de acordo com os requisitos específicos e atividades desenvolvidas em cada espaço.
O projeto se desenvolve em três níveis para atender às necessidades de uma família de cinco membros. O subsolo contém as áreas de serviço, depósito e garagem. O térreo é composto pelo atelier, cozinha, sala de estar, sala de jantar-terraço e a entrada, definida por uma parede metálica treliçada, ligada ao pátio central e caracterizada pelo eixo visual que atrai os olhos para as vistas privilegiadas. Uma área de descanso complementar está situada no nível superior.