A II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade, a ser realizada na UNILA/Foz do Iguaçu, nos proximos dias 24 e 25 de maio, tem como eixo temático a geopolítica do conhecimento, dependência e colonialidade na América Latina. Em outras palavras, procuraremos aproximar, na Jornada, o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) da perspectiva decolonial, por entendê-la como uma expressão teórica feita pelo Sul e para o Sul, especialmente voltada às temáticas mais pertinentes à América Latina. O pensamento decolonial compreende o mundo através de suas interioridades, de seu espaço geográfico e de seus corpos dissidentes, numa denúncia contundente da modernidade ocidental e sua intrínseca violência colonial, colonialidade do poder e do saber.
Neste sentido, estarão presentes em Foz do Iguaçu o cubano Jorge Jover (atual presidente do CYTED), além de Ricardo Neder (UnB), Renato Dagnino (UNICAMP), Reginaldo Ronconi (USP) e Wilson Ribeiro (PUCCAMP) que junto a pesquisadores/as da UNILA, com destaque para Karine Queiroz (UNILA/MALOCA), Patricia Zandonade (UNILA/CAU), André André (UNILA/MALOCA), Maira Bichir (UNILA/GETD), Valdilena Rammé (UNILA/CCE) e Luciana Ribeiro (UNILA/ICAL), profissionais e as lideranças comunitárias locais Roseli dos Santos (Ocupação Bubas) e Cristiane Galdino (Ilê Axé Ojú Ogun Funmilayió), travarão forte diálogo sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, por meio da conferência de abertura “¿Qué es CTS y para qué nos sirve?: una mirada desde la educación superior”, somadas às mesas-redondas “Por uma Ciência e Tecnologia do Sul”, “A Técnica e tecnologias na produção do espaço e do território”, “Possibilidades do uso comunitário e popular da tecnologia” e “A tradução como uma ponte para a produção de conhecimento na América Latina”.
A segunda edição da JCTS, realizada no âmbito do MALOCA - grupo de estudos muldisciplinares em urbanismos e arquiteturas do sul - pretende por em diálogo o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a perspectiva decolonial, por entendê-la como uma expressão teórica feita pelo Sul e para o Sul, especialmente voltada às temáticas mais pertinentes à América Latina. Ou seja, acreditamos ser fundamental uma revisão cognitiva da tecnologia e a promoção da democratização tecnológica e do seu ensino, um dos principais objetivos do debate proposto pela II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade, alinhavados no subtema Geopolítica do Conhecimento, Dependência e Colonialidade na América Latina.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, aberto a toda a comunidade. Maiores informações podem ser conferidas em: https://jornadacts.wordpress.com/
Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.
Título
II Jornada Ciência, Tecnologia e Sociedade: geopolítica do conhecimento, dependência e colonialidade na América LatinaTipo
SeminárioWebsite
Organizadores
De
24 de Maio de 2018 04:00 PMAté
25 de Maio de 2018 09:00 PMOnde
Unila, Jardim UniversitárioEndereço