O projeto arquitetônico da Escola primária e Secundária G. Oberdandz, de Asociación Semillas e DDA architteti, ganhou recentemente o primeiro lugar no Concurso de Escola Inovadoras, promovido pelo Ministério Italiano da Educação, em mais de 51 áreas na Itália. O objetivo do concurso foi propor ideias em torno do conceito de escola inovadora, desde a arquitetura, engenharia, tecnologia, eficiência energética e segurança anti-sísmica, tendo em conta os novos cenários de aprendizagem e a abertura da escola ao espaço público e à cidade.
Descrição da equipe. Na Itália, apenas 7% das crianças chegam sozinhas na escola, enquanto na Alemanha e na Inglaterra, esse número é de 40%. A estrada é vista como um espaço inseguro e invadido por carros, o que contribui para aumentar a sensação de perigo. O projeto da escola G.Oberdan, localizada na cidade de Terni (Itália), propõe a integração com os objetivos do plano estratégico urbano que buscar regenerar, reativar e reconectar os espaços públicos. Portanto, a conexão e abertura da escola à cidade é um dos pontos-chave da proposta. Também visa mitigar o trânsito por meio da reorganização do eixo veicular e fortalecer os percursos dos pedestres e ciclovias, a fim de promover atividades como pedibus, ciclobus, bimbimbici (atividades que promovem o acompanhamento organizado pelos pais, a pé e de bicicleta, das crianças na rota casa-escola).
O projeto propõe dar grande importância às áreas comuns dentro do projeto. Portanto, além de ter espaços didáticos, existem espaços comuns, como o grande salão, que é considerado um eixo urbano-público e um elo entre a escola e a cidade. Ao longo deste eixo estão distribuídos: a grande escadaria, o ginásio da escola secundária, o espaço do refeitório e o pequeno teatro. Esses lugares se prestam ao encontro da comunidade (escola e público) e ao desenvolvimento de atividades artísticas e oficinas. A escola é projetada para responder às diferentes e variadas necessidades pedagógicas, para este é proposto um desenho versátil e flexível dos espaços:
- Os elementos divisores são móveis em madeira que se deslocam no espaço e podem transformar e reconfigurar os ambientes didáticos.
- Os espaços de sala de aula são distribuídos no mesmo eixo e um sistema de painéis móveis é proposto, havendo a possibilidade de unificar duas ou mais salas de aula para o desenvolvimento de atividades especiais durante o ciclo. (No sistema escolar italiano, as atividades são propostas onde as unidades pedagógicas são agrupadas em dois ciclos).
Na Itália, 45% das escolas (de acordo com o relatório da Save of Children de 2015) não estão adaptadas às normas de segurança, assim como não estão adaptadas para desenvolver as atividades pedagógicas propostas. O projeto da Escola Primária e Secundária G. Oberdan propõe enfrentar a problemática da remodelação do edifício existente e ampliação, buscando através dos espaços propostos, promover novas modalidades didáticas de aprendizagem informal. Para eles, propõe-se um decálogo de regras e metodologias que constituem diretrizes arquitetônicas de fácil adaptabilidade:
- A primeira ação é reativar os corredores existentes, integrando-os às salas de aula. Isso amplia os espaços didáticos e garante maior flexibilidade e multifuncionalidade.
- Através de escadas e pés-direitos duplos, conexões verticais são implementadas, tanto no nível do fluxo, como no nível visual.
- Gerar espaços de uso não estruturado para o encontro e o intervalo.
- Favorecer o conforto térmico e luminoso através do uso de fachadas duplas, efeito chaminé e controle de luz.
- Promover o uso de telhados verdes e seu uso.
A grande ambição desta proposta é gerar um projeto piloto, replicável para outras escolas do país.
Componente sísmico: O sistema estrutural do novo edifício (a ampliação), consiste em elementos verticais e horizontais em madeira laminada, enquanto que para os componentes das paredes divisórias e preenchimento de lajes, é proposto um sistema de palha pré-fabricada coberto com painéis de madeira.
Componente Conforto: O conforto interno é alcançado através de espaços com pé direito duplo, dupla fachada apersianada, ventilação natural e instalação de aquecedores nas lajes. O uso de materiais naturais como madeira e palha, além de ter um baixo impacto ambiental, reduz consideravelmente o uso de energia para aquecimento. Fontes renováveis (painéis solares e solar térmico) também serão utilizadas e um telhado verde será construído para expandir a massa térmica no telhado.
Espaço Educacional e Pedagogia: A possibilidade de ampliação e multiuso das salas de aula, uso de mobiliário flexível, quadros interativos, espaços para oficinas temáticas, que em conjunto favorecem o trabalho individual e grupal, processos cooperativos de aprendizagem alternativos às metodologias típicas de ensino.
Planejamento Participativo: Para a implementação do projeto da Escola Primária e Secundária G. Oberdan, propõe-se promover atividades de co-projeto e de auto-construção com a comunidade escolar e com o bairro. Incentivar a ativação de oficinas de carpintaria, manutenção e projeto. Assim, a escola torna-se um lugar de criação e fonte de experiência de cidadania ativa.
Arquitetos
DDA architetti, SemillasLocalização
Terni, Province of Terni, ItalyEquipe
Marta Maccaglia, Giuliana Miglierina, Pierfrancesco Duranti, Giuseppe Andreoli, Martina Uda, Rodrigo Garcia Sayan, Simone Lorenzoni, Alessandro Almadori, Pierpaolo Canini, Matilde Bevilacqua, Federica Giuliani, Pietro Vissani.Ano do Projeto
2017Fotografias
Cortesia de Asociación Semillas