- Área: 7 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nicolai Rapp
-
Fabricantes: Elektro Graf, Hem Küchen, Markus Hildenbrand, Rikker Holzbau GmbH, Schmitt Glas- und Metallbau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na primeira impressão este projeto parece fora de lugar. Implantada entre um conjunto de semáforos, a casa foi colocada em um canteiro entre ruas movimentadas em Ludwigsburg, uma cidade próxima a Stuttgart. O edifício representa uma nova abordagem para lidar com o 'espaço mínimo', e mesmo com sua implantação, consegue garantir privacidade ao resguardar os espaços de convivência.
O interior é resguardado do exterior, sendo uma única conexão a entrada espiral. Com aproximadamente 7,3 m² o projeto resolve todas as necessidades de vivência. O banheiro, os armários e a cozinha têm uma profundidade de 85cm e são organizados a partir da parede principal, a qual também recebe uma mesa e a cama. Uma janela quadrada nesta parede conecta esta parte de vivência com o mundo externo. No lado oposto uma longa porta de vidro funciona como limite entre o jardim e o espaço interno.
No verão, esta porta de vidro se abre ampliando o espaço interno ao integrar a casa com o jardim, o qual apresenta um projeto inspirado nos pátios chineses tradicionais. Uma única árvore foi plantada próxima a uma fonte, criando uma organização assimétrica. A fonte não existe somente por questões técnicas, mas também serve para resolver problemas acústicos referentes aos carros e ao entorno movimentado. Painéis com molduras em madeira se apoiam sobre pilares de 20cm acima do solo, criando uma ambiência própria graças à iluminação.
Esta sensação confortável das paredes internas de madeira, contrasta com o escuro e franzido dos elementos metálicos da fachada. A justaposição entre dentro e fora, aberto e fechado, barulho e silêncio, e privacidade e coletivo, enriquece a arquitetura desta pequena residência. A Casa Micro pode ser uma solução para usar o mínimo de espaço, mesmo não sendo usual. Dessa forma, mesmo implantada no meio de muito tráfego, a casa consegue escapar deste agito e funcionar como um refúgio da cidade.