-
Arquitetos: Shanghai Tianhua Architecture Planning & Engineering; Shanghai Tianhua Architecture Planning & Engineering
- Área: 950 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shengliang Su, Yang Yuan
-
Fabricantes: Alucobond, Parklex Prodema, Shanghai Hundred
Ark of Light, hall de exposições da cidade, que abrange uma área de 950 m2 (área construída, num terreno de 20000 m2), está localizado no núcleo comercial da nova área Lijia, às margens do rio Jialing e do novo centro de Chongqing, ao lado do único distrito comercial de baixa densidade de Chongqing e da área residencial no futuro.
A Ark of Light é inicialmente usada como centro de vendas da LongFor Waterfront City, e mais tarde se tornará um espaço aberto ao público, o qual receberá comércios e exposições de arte, com o objetivo de representar a vida urbana de alto nível em Chongqing
Ark (arca) e Stone (pedra) são epítomes, tanto física quanto espiritualmente, da paisagem da cidade de Chongqing. Portanto, inspirando-se em “Ark of Lignt, Pedra da Memória”, os arquitetos convertem características naturais e culturais da cidade em um design integrado, incluindo arquitetura, espaço e paisagem, e ao mesmo tempo, oferecem a nova imagem de Chongqing com uma forma futurística.
Para obter um espaço interno completo sem pilares e um volume arquitetônico livre, o engenheiro de construção usou estrutura de treliça que atingiu o comprimento de 34 metros, assim a cobertura pode ser estendida em até 15 metros.
O conceito de futuro é apresentado pelo senso de antigravidade. Para isso, os arquitetos usaram o método de desenho paramétrico trabalhando com painéis de alumínio perfurados, nos quais orifícios em diversas escalas atualizavam o conceito inicial de um tecido fino. Sob a moldura da galeria, eles elaboradamente utilizaram chapa de aço inoxidável com revestimento espelhado como a superfície da galeria, e o resultado acaba sendo como uma galáxia com mini orifícios em placas e caixas de luz no teto rebaixado.