-
Arquitetos: FRB Arquitectos Asociados
- Área: 2600 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jaime Navarro
-
Fabricantes: Hunter Douglas, DOLSA, Kone, Quadratto, Tuacasa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma das colônias mais icônicas da Cidade do México, onde se propõe o desenvolvimento de um conjunto habitacional de 12 residências e um espaço comercial.
Desde o início, o desafio mais importante foi trabalhar em um edifico com uma casa, que data dos anos 50, cujo patrimônio é de interesse para o Instituto Nacional de Belas Artes.
A principal premissa do projeto é, por um lado, respeitar a casa catalogada, e, por outro, dialogar de forma sutil com o contexto urbano da rua e da colônia. Isso foi possível com uma solução da organização do projeto: o novo edifício residencial (espaço privado) é "empurrada" ao interior do prédio, respeitando, assim, o primeiro traçado da casa, assim como o espaço do pátio original da mesma.
Com isso, a casa se transforma em um local comercial (espaço público) e porta de acesso à residência. Com este gesto, cria-se a conexão funcional do programa e respeita-se o traçado urbano da rua, ao mesmo tempo que o pátio original funciona como articulador do projeto e hall de entrada do edifício residencial.
O nível da casa sobe 6 níveis, com 2 unidades por andar separadas pela área de circulação vertical. A estrutura é baseada em paredes de concreto armado com acabamento aparente. O corte da fôrma de madeira de pinho é irregular, com aduelas de diferentes tamanhos, o que permitiu aproveitar 100% de cada folha de compensado.
A fachada é projetada com treliças de madeira que funcionam como um véu para gerar a privacidade necessária para a residência com o pátio comum e o local comercial e, por outro lado, filtrar a incidência solar do oeste pela orientação dos apartamentos. A preexistência e o edifício novo respeitam linguagens diferentes, próprias de sua época, sendo a treliça de madeira o elemento que se encarrega de articula-los e permite um diálogo entre eles.
O resultado é um projeto que consegue dialogar com seu entorno direto (casa catalogada) assim como o contexto urbano, gerando uma residência que cumpre as necessidades do mercado imobiliário emergente da região.