- Área: 490 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Schreyer David
-
Fabricantes: Biolite, Jansen, XAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus da Universidade de Música e Artes Cênicas de Graz localiza-se ao lado do Palais Meran, em pleno centro histórico da cidade. O palácio, construído em 1841, foi por muitos anos a antiga residência do Arquiduque Johann. O Teatro im Palais (TIP), construído sobre a estrutura dos antigos estábulos do Palácio, juntamente com a Casa da Música (MUMUTH), projetada pelo UNStudio, configuram um amplo espaço público em forma de praça.
Em 2011, a Balloon venceu o concurso de arquitetura para o novo projeto do TIP, o qual deveria abrigar o departamento de teatro da universidade além de contemplar o redesenho da praça que articula o Palais, o MUMUTH e o TIP.
No desenvolvimento de seus projetos, a Balloon procura sempre considerar o objeto da proposta em um contexto mais amplo. O projeto se fundamenta em uma abordagem bastante sensível ao contexto existente e na sua relação com os edifícios adjacentes. Neste caso específico, a escala urbana e o significado do edifício histórico precisavam ser ressaltados. Para o projeto do TIP, os arquitetos criaram um edifício significativo para a cidade, mais além da estrutura do Campus. A ideia era construir uma estrutura que homogeneizasse as diferentes partes do TIP além de criar um espaço urbano adequado para a universidade e para os moradores do bairro.
Os edifícios que compõe o Teatro im Palais anteriormente pareciam um conjunto muito heterogêneo. O novo frontão dourado que circunda todos os edifícios é responsável por unificar todos os elementos em um único espaço arquitetônico. Esta fachada semi-transparente é composta de painéis de alumínio de 3mm personalizados com uma textura recortada e desenvolvida a partir de uma cronofotografia realizada por Étienne-Jules Marey, a qual ilustra a sequência de movimentos de uma cambalhota. A antiga muralha do palácio foi inteiramente preservada e a sua silhueta ainda pode ser vista através deste elemento vazado.
O novo foyer do teatro, com mais de 300 metros quadrados, pode ser utilizado como um espaço multifuncional pelo departamento de Teatro da universidade. Este elegante espaço interior assume diversas funções, funcionando como bar, bilheteria, vestiário ou até como um palco lateral. Este espaço foi concebido para ser flexível o bastante para poder ser adaptado segundo diferentes necessidades. Além disso, ele também abriga os escritórios do departamento de Teatro da Universidade, o backstage e um lounge para estudantes. Os painéis vazados da fachada protegem a área interna do foyer contra o sol do oeste.
Os edifícios do “teatro” e do “instituto” possuem dois acessos distintos, podendo ser conectados ou desconectados conforme necessário. No hall de entrada, uma espécie de móvel embutido dá lugar ao guarda volumes, uma área de buffet além de uma copa. Quando o teatro encontra-se em funcionamento, é possível acessar o espaço do instituto através do foyer sem prejudicar o funcionamento do Teatro.
Toda a fachada interna do foyer é feita de portas de vidro espelhado que podem ser abertas independentemente. Dessa forma, o novo espaço do foyer se funde com a arquitetura do Palais transformando-se em um espaço contínuo.