- Área: 1255 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Imagen Subliminal
-
Fabricantes: Cortizo, Danpal, Hiansa, Osram, ROCKWOOL, Saint-Gobain
“Um centro de esportes indoor que mantém a sensação de brincar ao ar livre: um espaço que é banhado com luz natural, permite vistas panorâmicas e desfaz os limites entre os espaços interno e externo”. Essa ideia conceitual apresentou dois desafios: (i) projetar um pavilhão que, apesar de suas grandes dimensões, foi harmoniosamente integrado ao seu ambiente rural e (ii) a exigência de cumprir com um orçamento muito limitado.
A arquitetura resultante consiste em um esqueleto de treliças de metal que define estrutura, espaço, fachadas e respectivas entradas para o público e outras coisas. A partir do exterior, a concha de metal corrugado dá a aparência de flutuar sobre a base transparente, limitando o impacto visual do edifício e permitindo as vistas. No interior, a parede envidraçada contínua confunde as fronteiras entre o espaço interno e o espaço externo, e o teto possui grandes claraboias de policarbonato que banham o espaço em luz natural e limitam seu consumo energético.
O pavilhão, inaugurado em 2016 com um custo final de € 275 por m2, abriga eventos desde torneios de handebol até festividades populares, apresentando-se como o novo centro de atividades para os moradores e vizinhos de Villacelama.