Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, localizada num condomínio fechado em Salvador, foi projetada para atender o programa de necessidades de um jovem casal com uma filha pequena. O terreno possuía formato irregular, de formato trapezoidal, com testada de 13m, laterais de 40m e fundo com 24m. A topografia apresentava-se mais favorável à implantação de uma edificação numa faixa de 20m a partir da testada do lote, já que nesse trecho a variação entre níveis era de 1,40m de altura, resultado de um aclive que se transformava num pequeno platô. A segunda metade do terreno apresentava um declive de 10 metros de altura, numa inclinação média de 35%.
A orientação noroeste-sudeste do lote impôs que o programa da residência fosse disposto de maneira a evitar o sol poente vindo do oeste, potencializando os melhores ventos recebidos do quadrante leste. As fachadas oeste deveriam ter função de barrar o sol poente, possuindo aberturas pontuais para realização da exaustão e proporcionar a ventilação cruzada. As fachadas do quadrante leste deveriam ser mais abertas, recebendo o máximo de ventilação e iluminação natural. Para amenizar as altas temperaturas da cidade de Salvador, principalmente no verão, a piscina deveria estar na extremidade do lote, no quadrante leste, recebendo os ventos predominantes, funcionando como um espelho d`'agua, trazendo uma brisa confortável para dentro da edificação.
O objetivo do projeto era ter a menor área construída possível. As únicas exigências dos clientes, foram uma sala de pé-direito duplo, uma piscina para prática de natação e o máximo de área verde.
Aproveitando o aclive natural da primeira porção do terreno, fez-se uma escavação necessária para as garagens e áreas de serviço da casa, meio nível abaixo da cota do passeio. No térreo, 1,40m acima do nível da calçada, é desenvolvido todo o programa social da residência ao redor de um pátio central, totalmente permeável visualmente, onde se tem acesso à sala de estar, cozinha, sala de vídeo e um quarto de brinquedos. Todos os cômodos voltam-se para o pátio, promovendo maior integração dos espaços interiores e exteriores, funcionando como um plano contínuo que, a partir da sala, interliga-se às áreas verdes e à piscina, ao fundo. A varanda do térreo abriga o programa de uso externo da casa e é resultado da disposição dos três dormitórios do pavimento superior. Os quartos possuem um sistema de sheds, com acionamento manual, que permite o cruzamento de ventilação natural, dispensando o uso de ar condicionado. Para diminuir custos, a única varanda do primeiro pavimento da casa é resultado da laje de cobertura da sala de vídeo, que se estabelece por um pequeno balanço de 2m de comprimento, disposto sob a suíte do casal.