-
Arquitetos: Studio Clarice Semerene
- Área: 131 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Brasil Imperial, Deca, Decortiles, Docol, Duratex, Franke, Metro Quadrado, Movin Concept, Multipedras, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradora deste apartamento em Brasília, desejava um projeto que reunisse as memórias de sua cidade de origem, Bauru, no interior de São Paulo, com os elementos modernistas da cidade que escolheu como lar. O projeto buscou destacar as características originais do apartamento de 141 m²: o piso de taco e a estrutura em concreto, que foi exposta para enfatizar as qualidades do material.
A presença sutil das memórias de Bauru podem ser vivenciadas a partir do hall de entrada. Separado do restante do apartamento por portas de ferro e vidro, o hall carrega a casualidade típica dos alpendres das casas antigas, com seus ladrilhos hidráulicos, plantas e uma rede. O ladrilho se repete na cozinha, desta vez com padrão customizado, escolhido intuitivamente pela moradora.
A cor amarela, presente na porta de correr e na estrutura metálica que sustenta os armários da cozinha, traz a lembrança dos trens antigos de Bauru, reinterpretados dentro do contexto modernista. A cozinha se abre para criar maior integração entre os espaços, reforçando a ventilação cruzada e iluminação do apartamento vazado.
Entre a sala de jantar e o escritório, uma estante permeável, executada em ferro e vidro translúcido, potencializa a iluminação natural e antecipa a transição para a área íntima. O layout da área social permite que múltiplas atividades possam acontecer simultaneamente, reunindo a mobília antiga aos elementos contemporâneos, resultando em um espaço em constante construção.