- Área: 163 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Tatjana Plitt
-
Fabricantes: Australian Sustainable Hardwoods (ASH), Classic Ceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo ditado de que o coração da casa é a cozinha não poderia ser mais verdadeiro para esta casa de família localizada em Fairfield, Melbourne.
Nosso cliente, Scott Pickett é um renomado chef e restaurateur que, juntamente com sua companheira Bec, queria uma casa para sua família em que a vida acontecesse em função da cozinha. Um lugar onde o viver e a alegria de preparar e compartilhar refeições fosse o centro do projeto, envolvendo toda a família e amigos.
A Residência Rathmines é uma reforma de uma casa vitoriana em Fairfield, na Austrália. O layout mal planejado da casa existente continha uma parte posterior muito estreita, abrigando a lavanderia e os banheiros ao norte e espaços de vivência ao sul enquanto um corredor estreito fazia a conexão única com o quintal. A proposta do MRTN remove este anexo dos fundos, ao mesmo tempo que propõe espaços de estar voltados para o norte, criando uma conexão entre a parte da frente casa com os espaços verdes do pequeno jardim.
Os arquitetos evitaram uma planta livre e optaram por uma organização em L com a cozinha ocupando o centro entre o espaço de estar e o espaço de jantar. A cozinha tem proporções generosas, relativas à escala modesta do projeto, e é focada na bancada central em madeira Spotted Gum.
Um grande sofá feito sob medida e inspirado no design de Donald Judd separa a cozinha da sala de estar. Nos espaços, milimetricamente planejados, este sofá desempenha duas funções: com 3.7 metros de comprimento ele proporciona espaço para sentar e assistir televisão, e ao mesmo tempo, funciona como uma bancada de meia altura que divide a cozinha da sala, mas ainda mantém contato visual e uma conexão física entre esses lugares. Quando há convidados na casa, o encosto do sofá, que funciona como uma bancada, também proporciona um lugar para descansar sua bebida.
Os assentos no estilo de restaurantes se expandem da cozinha, indo até o anexo enquanto uma grande janela enquadra as árvores vizinhas. Um espaço de estudo flexível / quarto de hóspedes funciona adjacente à sala de estar, delimitado por uma porta de correr que pode fechar quando necessário.
Do jardim, o anexo foi projeto como dois volumes interligados: uma asa de madeira inclinada que se sobrepõe a uma massa menor de tijolos recuperados. Entre esses dois volumes surge uma pérgola em um embasamento de tijolo, criando uma sala ao ar livre sazonal. No verão coberta por uma parreira,no inverno sem vegetação para permitir que os raios de sol alcancem o interior da casa.
A casa histórica foi reformada e retornou ao seu estado original com a adição de algumas caixas de jardineiras no jardim da frente para abastecer os restaurantes de Scott com produtos sazonais. Internamente, a casa original foi reformada, criando novos dormitórios, uma suíte, banheiros e lavanderia. Além disso acrescentaram também um grande depósito junto ao corredor.