- Área: 318 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Stirling Elmendorf
-
Fabricantes: Aica, JFE, Lixil Corporation, Sincol
Descrição enviada pela equipe de projeto. Udon é um prato tradicional da culinária japonesa, bastante popular nos dias de hoje. O restaurante Inami Koro se dedicou a reinventar este prato, sem perder as técnicas tradicionais de preparo. Seu novo restaurante em Miki transmite sua abordagem à arquitetura, a qual expõe uma releitura das tradicionais técnicas de estrutura em madeira.
Acredita-se que o udon, prato feito com noodles mais grossos que o normal, foi introduzido no país da Era Heian, do século VIII ao XII, e que a sua simplicidade e seu valor nutricional ajudaram a manter a integridade da receita até os dias de hoje. Paralelo a isso, as técnicas construtivas japonesas evoluíram consideravelmente com o passar dos anos e principalmente no último século, sendo cada vez mais necessário mão de obra especializada para trabalhar na construção civil no país. Em contraposição a essa evolução tecnológica, os restaurantes de udon continuaram com a mesma estética tradicional, com espaços definidos por estruturas em madeira e paredes opacas.
O novo restaurante Inami Koro vai em oposição a esse padrão. Usando as tradicionais estruturas de madeira, o projeto introduz a transparência, substituindo os painéis de madeira usuais por uma fachada envidraçada. As paredes interiores foram pintadas de branco, promovendo uma atmosfera clara e mais contemporânea.
Na cobertura optou-se por usar as tradicionais técnicas de construção dos telhados, bastante usuais nas construções habitacionais japonesas, porém invertendo-o no eixo. Como resultado, o teto tem inclinação para o centro, dando espaço para as vigas e outros elementos estruturais.
A parte interna que olha para a rua é utilizada como comércio para o bairro. A cidade de Miki pretende desenvolver esta área com o nome de Bessho Yume Kaido, e este edifício é visto como o ponto inicial do masterplan. O perímetro simplificado da construção amplifica o telhado e as linhas minimalistas dos pilares de madeira, tudo ajudando a criar um marco na paisagem, visível de todo o entorno. A cobertura é arrematada por aberturas indiretas que criam uma ambiência particular durante as tardes.
O projeto do restaurante Inami Koro mantém as técnicas ancestrais ao mesmo tempo que adiciona elementos contemporâneos, fazendo de uma atividade cotidiana uma experiência única. O comércio somado ao restaurante empreende uma atitude análoga e reutiliza técnicas arquitetônicas convencionais para exibir O Limite da Madeira.