- Área: 5751 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Julien Lanoo, Maxime Delvaux, Jonathan Letoublon, George Dupin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo de três anos, entre 2009 e 2011, a Herzog & De Meuron desenvolveu o projeto para o plano diretor de Confluence, um distrito às margens do rio Ródano, em Lyon. Deste então, os arquitetos tem acompanhado de perto às obras deste enorme empreendimento. A proposta do projeto está baseada em 14 “îlots” com aproximadamente 100 edifícios cada, misturando diferentes usos e tipologias. O Îlot A3 será o primeiro do novo distrito de Confluence, chamado de “Quartier du Marché” e atuará como um protótipo para o desenvolvimento futuro das demais unidades. Os arquitetos responsáveis atuaram como uma espécie de “Architecte en Chef d'Îlot”, traduzindo as diretrizes urbanas do plano diretor para a arquitetura dos edifícios.
O projeto do "Îlot A3" consiste em um bloco aberto com oito edifícios que abrigam desde escritórios e moradias até áreas comerciais. O conjunto foi desenvolvido por 6 escritórios de arquitetura, incluindo o AFAA, Tatiana Bilbao, Manuel Herz, Christian Kerez e Herzog & De Meuron. Michel Desvigne foi o responsável pelo projeto de paisagismo. Em meio aos edifícios, há um pátio com uma creche. A utilização de edifícios em altura, com até 16 pavimentos, faz com que o plano diretor possa oferecer simultaneamente a possibilidade de manter uma alta densidade relativa, mesmo quando misturados com edifícios de menor gabarito, fornecendo assim, uma variação de escalas urbanas dentro do mesmo conjunto.
A torre residencial no Îlot A3 é um projo desenvolvido pela Herzog & de Meuron. O volume do edifício é definido por seus cantos arredondados que abrigam as varandas. A fachada de concreto ondulada possui uma série de aberturas quadradas simples e repetitivas. Sua aparência não se distancia muito das fachadas mais comuns dos edifícios na cidade velha de Lyon. As janelas e brises metálicos foram especialmente desenvolvidos para este projeto, oferecendo a possibilidade de sombrear a fachada mesmo quando as janelas encontram-se abertas. Sua implantação está de acordo com a ortogonalidade de sua planta.