- Ano: 2018
-
Fotografias:Simon Wood, Matt Abbott, Mark James
-
Fabricantes: Adex SL, Aneeta Windows, Bisanna Tiles, Italian Porphyry, Nature Linen, Petersen Tegl, Sculptform
Descrição enviada pela equipe de projeto. DE AMEAÇA À CENTRO DE VIDA SOCIAL: Revitalização do centro de uma cidade rural e a sua conexão com o rio
As obras do projeto Maitland Riverlink acabam de ser concluídas, um projeto público que pretende resgatar o centro de Maitland, tanto em termos de identidade quanto de fruição. O novo edifício foi concebido para alavancar a revitalização do centro comercial da cidade, qualificando seus espaços públicos até às margens do rio.
O espaço funcionará como uma espécie de "sala de estar" aberta à comunidade, requalificando uma parte até então esquecida da cidade e ativando sua antiga conexão com o rio, um elemento histórico e fundamental para Maitland. Os moradores, assim como turistas e visitantes poderão usufruir deste espaço aberto próximo ao rio. Ao longo dos últimos anos, o centro da cidade de Maitland virou as costas e esqueceu do seu passado, desconectando-o de suas principais atividades comerciais e comunitárias. Além disso, uma sequência recente de inundações catastróficas fez com que o rio se transformasse apenas em uma ameaça para a comunidade local. Trabalhando em colaboração com McGregor + Coxall, a CHROFI viu uma oportunidade para transformar esta relação de medo e abandono, para em seguida, apresentar o projeto à Câmara Municipal de Maitland. A ideia era encontrar edifícios que pudessem ser desapropriados e revitalizados para atuar como ativadores da vida urbana no centro da cidade.
O novo centro comunitário reconecta dois importantes elementos urbanos de Maitland - a arquitetura sofisticada da High Street e o espaço público a beira do rio Hunter - proporcionando uma experiência gratificante tanto para os turistas quanto para os moradores. O edifício se materializa como um "pórtico escultural" que enquadra as vistas do centro da cidade para o rio Hunter e vice-versa, além de convidar os visitante para atravessar este portal entre os mais importantes elementos da cidade de Maitland. O arco construído em madeira e tijolo abriga um espaço coberto para o uso da comunidade, reativando uma parte subutilizada da cidade. O edifício também abriga um café e um restaurante, bem como uma série de serviços públicos.
Sua arquitetura arrojada transforma-se em um marco urbano na paisagem cívica, justamente em uma rua repleta de edifícios históricos. Os ângulos precisos de seus elementos construtivos, as paredes e a cobertura configuram o espaço desta "sala de estar pública", a qual oferece um local confortável para encontros informais além de uma biblioteca móvel, serviços públicos de alta qualidade e um café / restaurante que pode ser transformados em cinema ao ar livre ou teatro. O tijolo artesanal foi escolhido como o principal elemento construtivo do edifício, contextualizando-o com as texturas de tijolo e arenito do patrimônio construído da cidade. O calor e a textura do material são responsáveis por criar um escala urbana mais humana para seus espaços interiores, proporcionando ainda um acabamento duradouro. O trabalho das esquinas, com peças únicas, permitem girar as paredes de tijolos em ângulos improváveis, proporcionando uma nova interpretação arquitetônica da materialidade deste elemento construtivo tradicional.
O Secretário geral da cidade, Scot MacDonald MLC, diz: "É importante investir em infra-estrutura pública para as comunidades locais como a de Riverlink, requalificando seus espaços urbanos. Este projeto criou um espaço inspirador que, com certeza, transformará a vida das pessoas, proporcionando que elas voltem a se identificar com a cidade e com o rio".
A prefeita de Maitland, Loretta Baker, disse: "O projeto do Riverlink é um complemento maravilhoso para a paisagem historia de Maitland, o qual ativará a conexão do centro da cidade com o rio Hunter, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento da região. É um belo edifício do qual temos muito orgulho e que será utilizado pela nossa comunidade pelas próximas gerações.
Ao longo dos últimos cinco anos, o Riverlink Building de Maitland foi o principal foco do premiado escritório de arquitetura CHROFI, ampliando seu legado de projetos públicos de arquitetura, incluindo a famosa TKTS de Nova York, a Times Square, o The Goods Line in Ultimo e o incrível Conservatório Nacional Ian Potter em Canberra. “Como arquitetos, procuramos trabalhar em projetos públicos de alto impacto que estejam em sintonia com a cultura e a comunidade local”, disse o diretor da CHROFI, Tai Ropiha. "Estamos muito felizes que o edifício tenha sido bem recebido pela comunidade e esteja ajudando a transformar a forma como a população de Maitland se relaciona com o rio".