- Área: 1410 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Juneyoung Lim, Jay Jeon, Silvia Sandor, Shinji Takagi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concessionárias de carros não são mais um lugar exclusivo onde os carros são apresentados aos clientes. Os pontos de venda de multimarcas permitem que os clientes escolham entre marcas e modelos antes de entrar nas lojas; Como resultado, 90% dos clientes que visitam uma loja de carros já escolheram um modelo com antecedência. Sob a pressão de uma maior fragmentação de vendas e em resposta às mudanças nos hábitos de consumo, a loja de varejo automotivo tornou-se cada vez mais um espaço para marketing e marca visual. Isso se reflete no design do espaço comercial: a tipologia de vitrine onipresente criou uma mistura de marcas e produtos.
O projeto de uma loja para a marca automotiva de luxo Genesis em Seul, Coreia do Sul, levou a AMO a questionar a relevância e explorar o potencial do espaço automotivo como um ambiente de vendas. O conceito Genesis Space Identity desenvolvido pela AMO revisita o padrão de revendedores convencionais na indústria automotiva. Mais do que um ambiente aberto e de exibição para vendas, a AMO criou um design de loja no qual há uma apresentação sutil da mensagem da Genesis. Após a pesquisa sobre a interação entre a arquitetura e a marca, a Genesis Gangnam aborda a exposição de carros como curadoria, rompendo com a prática comum de mostrar tantos modelos quanto for possível. Para enfatizar o design e a habilidade do carro, os modelos expostos são colocados em um fundo de concreto cinza neutro e iluminados desde cima por um teto brilhante.
Normalmente, o design de um espaço comercial para automóveis inclui grandes janelas que revelam o interior num olhar. Aqui, ao contrário, está um espaço de descoberta gradual, reforçado pela seleção de uma paleta de cores e materiais atenuados. Além disso, para silenciar a presença que distrai as atividades de vendas, o processo de compra está localizado em uma sequência de salas independentes. O mobiliário mistura-se em espaços separados usando a mesma cor e material.
A loja foi projetada para estar atenta às necessidades dos visitantes e proporcionar a eles uma experiência analógica autêntica que não pode ser substituída pela tecnologia digital. O design da Genesis Gangnam resultou em um conjunto de diretrizes para uma estratégia de lançamento global; A loja Genesis Gangnam em Seul será a primeira aplicação de um novo conceito de varejo automotivo.