- Área: 250 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:James Brittain Photography
-
Fabricantes: Brunswick Steel, Duxton Windows & Doors, Mirage Floors, Napoleon, Phantom Screens, Red River
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Paralelogramo é uma cabana espaçosa projetada para uma jovem família de quatro pessoas localizada na área rural de East St. Paul, norte de Winnipeg. Cercada por casas típicas do subúrbio canadense, a residência apresenta uma fachada discreta e resguardada para a rua, com um extenso jardim e grandes aberturas envidraçadas abertas para o jardim dos fundos.
Se por um lado a vontade do cliente era de ter uma casa térrea, os arquitetos argumentaram que, considerando as restrições legislativas e a forma do terreno, só seria possível organizar o programa em uma casa de dois pavimentos. Porém, ao modificar o plano do terreno e transformá-lo em um paralelogramo, aumenta-se a área, o que permite a acomodação de todos os programas em apenas um nível, facilitando também os fluxos internos da casa.
No exterior, a casa é revestida com painéis verticais de madeira naturalmente manchados enquanto que nos pátios e varandas, a cobertura se estende formando beirais com forro de madeira, o que completa a forma de um paralelogramo. Essa forma se estrutura por pilares de aço cortén em forma de U, que se enfileiram no perímetro da casa. Além de terem função estrutural, também enquadram as vistas e conversam com as árvores existentes do terreno.
No interior, a concentração de certos programas como closet, lavabo e lavatório em um volume flutuante, permite aos espaços de convívio e circulação funcionarem livremente. A área do quarto principal é separado da sala de estar por um painel pintado de branco que reflete as estruturas exteriores. Uma paleta simples destaca os volumes interiores com uma sequência de poços de luz zenitais e claraboias que projetam a luz do dia do andar principal até o porão.