-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 290 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Inexhibit, Francesco Galli
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estalactite de bambu é um espaço livre, um espaço comunitário, compartilhado igualmente por todos.
É aberto e gratuito para todos. Por causa desse senso de comunidade, o Espaço Livre deve ser um espaço de fácil execução. Isto é caracterizado pela simplicidade na estrutura e baixos custos de produção.
Aqui neste espaço, usamos o bambu como o único material.
O bambu, com sua flexibilidade estrutural distintiva, nos permite realizar este projeto com recursos limitados (oito trabalhadores vietnamitas, com o apoio de arquitetos e estudantes vietnamitas e italianos para construir o pavilhão em 25 dias). Essa flexibilidade se estende além das estruturas. O bambu ajuda a criar um espaço, rico em sua conexão com a beleza da natureza, com o sol, o vento e o mar. Por essa razão, se converte facilmente em um marco da cidade, apesar de seu pequeno tamanho.
O pavilhão compreende 11 módulos, cada um é formado pela combinação de duas estruturas de casca hiperbólicas. Vigas estruturais para o pavilhão já haviam sido preparadas no Vietnã.
Como espaço comunitário, essa estrutura pode ser duplicada em Veneza, mas também em outras áreas urbanas e rurais. Pode ser transportada facilmente e, portanto, pode ser um espaço em um museu, um pavilhão para uma escola ou apenas um espaço livre e aberto a todos.
Seu potencial é ilimitado. E esse potencial ilimitado e sem discriminação é o que queremos oferecer neste espaço.