Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em TESTBED 2, o novo Campus de inovação que está sendo implantado onde antes havia a Fábrica de Impressões de Chongqing, também conhecida como Fábrica de Impressão de Cédulas do Banco Central da República da China.
Situado no topo do Eling Park, com excelentes vistas para o rio Yangtze, o edifício de Hundun é um centro educacional da Universidade de Chongqing, uma instituição extremamente moderna e tecnológica. Para os arquitetos, criar uma nova forma de espaço educacional adequado ao contexto da Universidade foi o maior desafio.
Em primeiro lugar definimos a estratégia geral do projeto, reciclar os edifícios abandonados em vez de construir novas estruturas. Em seguida, juntamente com a Universidade de Hundun, escolhemos o BESTBED 2 através de uma pesquisa na internet com os alunos da instituição.
Dada a partida, decidimos pela renovação e ampliação do Edifício número 7, um espaço único, com uma estrutura contínua de onze arcos.
De acordo com nossa análise, o Centro de Educação Digital não é um simples programa, mas um espaço de compartilhamento, para a troca de conhecimento e experiências, assim como de outros interesses variados.
Durante o projeto, invertemos o tradicional padrão de layout das instalações educacionais, tornando o espaço educacional um espaço de apoio, cercando os diferentes núcleos do programa, os espaços para palestras, exposições / galerias, áreas de lazer / atividades esportivas e restaurante / café. Notavelmente, nossa proposta procurou transformar o local em um espaço completamente aberto e flexível, construindo um espaço de trocas e convívio dentro do edifício.
O acesso do edifício se dá através de uma nova estrutura construída em concreto aparente e vidro, contrastando com a materialidade do tijolo da antiga planta fabril. A caixa de concreto e o "vão" da galeria de vidro se encaixam perfeitamente ao edifício histórico formando uma espécie de “transparência” tridimensional.
O design dos espaços foram concebidos para estimular as trocas entre os usuários. O restaurante popular "on-line" é o primeiro núcleo desta sequencia espacial continua que constrói os espaços do edifício, seguido pelo salão de palestras que conduz ao espaço de uso misto e a sala digital dos programas educacionais.
O projeto procurou manter a estrutura original em arcos em todo seu esplendor assim como todas as paredes de tijolo. O novo caixilho de vidro e a varanda de aço em balanço formam outro interessante contraste dentro do projeto.
Através da manipulação dos materiais e das formas, conseguimos resgatar a vida deste conjunto histórico, criando novas funções e significados nesta estrutura anteriormente esquecida e abandonada. Ao final, acreditamos que este processo projetual possa se transformar em um exemplo para o desenvolvimento das novas instituições universitárias do futuro e seus espaços construídos.