-
Arquitetos: AHCPL, PLAYGROUP Studio
- Área: 560 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ravindra Kanade
-
Fabricantes: Boch, Kohler, Natural Indian Sandstones (Jaisalmer, Kota, Chocolate Andhra), Saint-Gobain, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em meio de uma densa mata, o complexo de Spa do IBNII Resort foi implantado em uma das poucas clareiras da floresta na qual antigamente abrigava os alojamentos dos trabalhadores do café. O complexo foi projetado como blocos fragmentados e flutuantes que se conectam a partir de passarelas elevadas. A intensão era conectar os espaços arquitetônicos aos elementos da natureza: a praça central ao céu, as salas de massagem aos corpos d'água e a circulação à mata.
Um dos elementos mais distintos do projeto são as coberturas íngremes com inclinação de 45 graus que se estendem com beirais que quase tocam a água. Colocados para cobrir as laterais do pátio central, o telhado converge para a água e se abre para o céu, provendo uma experiência única em 110 acres de mata densa.
Essas coberturas atuam como paredes para as salas de massagem, dirigindo o olhar para o curso d'água e garantindo a privacidade do usuário ao interromper a vista ao pátio e aos corredores. A luz natural entra por uma abertura zenital nos telhados, enquanto que abaixo, no limite deste plano com a água, espaços de estar garantem uma ambiência única desfrutando do contato com o riacho.
Os volumes cuboides crus que abrigam a sauna, os sanitários, vestiários e salas de banho, foram cuidadosamente implantados entre as coberturas, garantindo vistas para a mata. Os blocos são desenhados e posicionados próximos, de forma que suas aberturas olhem para paredes cegas e para a mata, o que mantém sua privacidade e particulariza a experiência com os elementos naturais.
Os corredores foram revestidos com uma combinação de pedras locais, Jaisalmer, Andhra Chocolate e Kadappa, com espessuras variadas e enchimento de lascas de mármore branco aplicado in situ. As coberturas inclinadas foram revestidas com pedra Himachal Slate e o piso do pavilhão central é de vidro estrutural, permitindo a vista para o curso d'água que corre abaixo.