-
Arquitetos: Javier Alcade, Sebastián Browne
- Área: 136 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Cintac®, Forestal Neltume, Pizarreño, Sodimac
Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência está localizada na península de Puyumén no Lago Panguipulli, Comuna de Panguipulli, XIV Região dos Rios, Chile. Ela está situada em um terreno plano e vasto, dominado por vistas distantes em todas as suas orientações para os pastos circundantes, o lago e o entorno vulcânico.
Escolheu-se um esquema programático em "L", deixando um segmento para as áreas comuns e outro para os dormitórios. O acesso foi localizado no encontro entre ambos.
Um requerimento específico do cliente foi a priorização de um desenho que permitisse reduzir ao máximo o tempo de construção. Por esse motivo, optou-se por estruturar a residência com um módulo constante a cada 1,10 metro. Todas as treliças são iguais e a casa é construída com base na sua repetição.
A modulação estrutural proposta é evidenciada desde o interior, deixando as treliças aparentes para áreas comuns, o que permitiu aumentar a altura interior e a disposição das janelas altas entre as treliças, seguindo o módulo da casa.
Os muros que delimitam o perímetro, juntamente com a cobertura, formam o volume da casa, integrando uma garagem no interior do seu envoltório.
A cobertura é projetada de maneira mais "flexível" em comparação com a rigidez do módulo estrutural, dessa maneira, foram gerados espaços intermediários e beiras que marcam o acesso, graduando a transição exterior-interior e controlando a luz natural nas diferentes orientações.