-
Arquitetos: MINAX Architects
- Área: 17 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Zhigang Lu
-
Fabricantes: Opple, POWER DEKOR, Pilkington, SEENDA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Beber chá é uma das atividades que mais conseguem reunir requisitos funcionais com o senso de ritual na vida dos chineses. Na China, o chá é considerado a conexão espiritual entre o humano e a natureza e significa “uma pessoa que está entre os bosques e a grama” em chinês antigo. O chá é um símbolo da vida zen chinesa, portanto, uma casa de chá não é apenas um lugar para as pessoas tomarem chá, é um lugar com um significado muito mais profundo. Podemos ganhar generosidade de espírito em um espaço confinado, no momento em que começamos a desfrutar de uma xícara de chá.
999 varas de madeira foram posicionadas apontando para o mesmo centro numa sala retangular e recortadas para formar um espaço oval. Nesse caso, cada bastão tem ângulo e comprimento diferentes, e o espaço livre tem um contorno claro. Essas peças realizam uma transição gradual da sala retangular (tamanho: 3,8 m x 4,7 m) para um espaço oval de atividade. A casa de chá contém duas formas geométricas e três densidades diferentes, que exibem uma grande ordem e refinamento. Quando a luz do sol é refletida na superfície cortada de cada bastão, é possível observar uma mudança rítmica em diferentes tamanhos de círculos.
De um lado da sala, uma janela redonda está voltada para a estrada urbana, enquanto uma porta quadrada fica ao lado de um jardim situado do outro lado. Isso porque o arquiteto se inspirou em um velho ditado chinês que diz que o círculo tem um ritmo de autorrotação e o quadrado tem um ritmo estável. A especificidade do espaço traz às pessoas fortes sugestões psicológicas. O tema da casa de chá é "um". "Um" e "Reiniciar" são duas palavras que remetem ao espaço, no qual podemos alcançar um estado mais elevado de consciência.
Os trabalhadores demoraram três meses para reformar a casa. Na casa de chá, todo mundo poderá renascer espiritualmente pelo chá.