- Área: 357 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Mariela Apollonio
-
Fabricantes: Docrys, Mundodeco, The Carpenters Ebanistas, Zelart
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira visita que fizemos à casa teve um forte impacto para nós; a abundante vegetação que aparecia na cerca tornava o seu interior ainda mais sugestivo.
Uma vez lá dentro fomos descobrindo, um após o outro, que os três pavilhões que compunham a casa foram construídos em diferentes momentos conforme cresciam as necessidades da família.
Pareceu-nos, desde o início, que havia uma forte ligação entre os clientes, que conhecemos pouco antes e a casa que acabaram de adquirir. Nossa proposta se baseava fundamentalmente na tentativa de reforçar esse elo, na manutenção do caráter que, em nossa opinião, compartilhavam.
É uma intervenção heterogênea, com várias ações em diferentes áreas que foram adicionadas durante o trabalho, participando de alguma forma na evolução contínua da casa desde o seu primeiro pavilhão construído.
O núcleo da casa está localizado no pavilhão central, abrindo-se para o jardim da frente e quintal. Em ambos os lados, há dois pavilhões menores parcialmente dedicados à sala de ensaios de música e escritório, respectivos espaços de trabalho para os pais.
Os dormitórios localizados nos pavimentos superiores dos diferentes pavilhões estão conectados através de uma ponte que proporciona diversão ao percurso; Por sua vez, uma escada escondida chega até os quartos das meninas desde a sala de música localizada dois andares abaixo.
Os espaços exteriores cobertos com peças cerâmicas acabam conectando a casa ao chão no sentido mais conceitual.
É, portanto, uma residência muito animada, tanto dentro como fora; uma casa intensamente familiar naquele núcleo central e ao mesmo tempo enormemente social; uma casa onde é possível tanto encontrar alguém como isolar-se em qualquer um dos seus diferentes cantos.