-
Arquitetos: German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias; German del Rio, Nicolas del Rio, Roberto Farias
- Área: 4897 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, ALMAD, Anwo, DOM, ORIANA PONZINI
Descrição enviada pela equipe de projeto. San José de la Sierra é um empreendimento de oito apartamentos de alto padrão em um prédio de concreto aparente com três pavimentos.
Em 2016 fomos desafiados a fornecer uma alternativa de moradia que tinha que transmitir tanto a abertura quanto a liberdade de uma casa com a segurança de um apartamento. O local estava numa vizinhança em mudança, de grandes propriedades no sopé dos Andes, uma situação comum de uma cidade em expansão que precisa fornecer mais densidade dentro de seus limites.
A resposta foi um volume de concreto monolítico visando a ideia de uma única grande propriedade, uma mansão sob a qual todos os moradores se sentiriam à vontade com sua parte sem serem destacados.
Reforçamos o conceito do projeto com uma série semi-regular de aberturas em três orientações, que escondem os diversos destinos que cada um tem, ou seja, quarto, cozinha ou banheiro retratam o mesmo tamanho de janela e acabam com diferentes soluções de privacidade.
Esse arranjo frequentemente encontrado em exemplos clássicos de arquitetura é alterado com três escadarias expressivas adjacentes que organizam e trazem hierarquia para as diferentes salas de acesso. O volume muda seu ritmo à medida que sobe e serpenteia pelo terreno andino bastante inclinado.
Outra ideia representada pelo edifício é expressar sua massa. Recuamos a instalação de todos os caixilhos mostrando uma borda de parede robusta, como um valor estético e característico do sistema construtivo massivo e sólido. Isso colabora com a leitura de continuidade dos vãos, que são destacados pela sombra projetada continuamente sobre eles, desaparecendo o brilho do vidro a primeira vista. Este objetivo é intensificado pela seleção de persianas idênticas que permitem filtrar a privacidade interior.
O resultado é uma alternativa imobiliária de alta qualidade construtiva junto a uma proposta arquitetônica inovadora que ressalta a importância da ideia totalizadora do volume na leitura atomizada de seus elementos e expressão de fachada.