- Área: 360 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Burkhard Walther Architekturfotografie
-
Fabricantes: Accoya, Gumba, SFS Group, Schaffitzel Holzindustrie
Com madeira para novas costas
Com 96.30 metros de comprimento a melhor solução para esta ponte foi dividi-la em três partes. O Rio Neckar corre e cruza pelo meio da ponte, onde uma baía com aproximadamente 25.9 metros de cada lado se forma logo abaixo. Por medidas de segurança e facilidade de fabricação, uma seção transversal dividida em duas partes foi instalada, de modo que no meio haja espaço suficiente para o cruzar de cabos.
O projeto pode ser definido como um sistema de viga articulada contínuo, (viga gerber), que pode ser adaptado nas áreas de maior momento e sobre pilares. O projeto faz uma referência às atingas pontes construídas de madeira, uma vez que vigas de madeira foram coladas umas nas outras horizontalmente para aumentar sua seção transversal. Ao final de cada vão reduz-se o número de apoios, tornando a estrutura mais esbelta.
A geometria sofisticada da ponte com dupla curva remete à sua materialidade: a madeira. O contexto histórico da construção se relaciona com a escolha do material, uma vez que, antigamente, as madeiras da Black Forest eram carregadas pelo rio Neckar até a região. Dali a madeira era então exportada para o restante da Europa.
O uso de madeiras de preservação deu ao deck uma importante função: apresentar elementos de concreto pré-moldado revestidos e colocados acima da estrutura de madeira, garantindo a proteção desta estrutura.
Para evitar a ação das chuvas, que normalmente caem em DIN de 30º verticais, elementos estruturais foram projetados para promover a proteção destes 30º, além da sobreposição do deck.
A madeira,ao ser comparada a outros materiais, é o único material renovável e cru para fazer estruturas grandes. O uso de aproximadamente 250 m³ de madeiras absorve em torno de 225 toneladas de CO2. Em relação a durabilidade, linguagem e construção, pontes como a Ponte do Rio Nackar têm potencial construtivo tanto quanto as de Neckartenzlingen, e não apresentam soluções inferiores às do concreto ou metálico.